Essa semana que passou foi muito importante para aqueles tenistas que estavam mais abaixo no ranking, pois muitos deles subiram bastante, principalmente um americano que eu vou falar daqui a pouco. Mas antes de falar dos torneios da semana, do campeão da semana passada e etc. quero me desculpar novamente pelo meu ataso, mas é porque ontem o meu irmão passou o dia no computador e quando ele saiu foi para me levar para jogar. Desse jogo eu vou falar também, mas só no final.
Campeão da semana
No único torneio ATP realizado na semana passada, em Newport nos Estados Unidos, o campeão foi uma grande surpresa para todos. O nome dele é Rajeev Ram, que antes do começo do campeonato era o número 181 do mundo. Ele entrou como
lucky loser, no lugar de Mardy Fish que seria o cabeça-de-chave 1 do campeonato. Então ele foi vencendo, vencendo, vencendo e chegou na final contra o seu compatriota Sam Querrey e então aconteceu o que ninguém esperava: Ram venceu o adversário e de virada, por 6/7, 7/5 e 6/3.

Com isso, Ram(foto) subiu 73 posições no ranking mas ainda não figura entre os 100 primeiros. O outro finalista, Querrey, subiu 5 posições e agora ocupa o posto de número 34.
Os brasileiros na semana que passou
Alguns brasileiros não tiveram uma boa semana. Ricardo Mello e Marcos Daniel foram eliminados na primeira rodada em Newport. Em San Benedetto, na Itália, Bellucci mesmo sendo um dos cabeças-de-chave não passou da primeira rodada e Franco Ferreiro foi eliminado na fase seguinte.
Por outro lado, em Oberstaufen, na Alemanha, os dois brasileiros fizeram uma boa campanha. Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, foi eliminado na segunda rodada, mas na fase anterior teve que derrotar o cabeça-de-chave número 1 e João Souza, o Feijão, chegou na semifinal do torneio.
Porém, a melhor campanha de todos os brasileiros na semana passada foi a de Thiago Alves em Pozoblanco, na Espanha. Ele foi finalista, mas perdeu para um tenista eslovaco.
Com esses resultados, Thiago subiu 10 posições no ranking e alcançou a sua melhor marca na carreira, Daniel subiu 4, Bellucci subiu 2, João Souza subiu 14, Ferreiro subiu 13 e Rogerinho 20.
Campeonatos da semana
Ontem começaram dois torneios ATP 250, realizados no saibro europeu. O primeiro é em Stuttgart, na Alemanha. Os principais tenistas participantes são o francês Gilles Simon(7) e o russo Nikolay Davydenko(11). O outro é em Bastad na Suécia, que tem Fernando Verdasco(9) e Robin Soderling(12) como principais cabeças-de-chave. Nenhum brasileiros está participando desses dois torneios.
Os brasileiros na semana
Nessa semana, os brasileiros se diviram em dois challengers: o de Bogotá-COL e o de Rimini-ITA. No challenger colombiano, temos a presença de seis brasileiros: Marcos Daniel, Ricardo Hocevar, André Miele, Caio Zampieri, Ricardo Mello e Júlio Silva. Hocevar e Daniel são cabeças-de-chave, já Miele, Zampieri e Júlio Silva foram eliminados na primeira rodada
.
Em Rimini, na Itália, são três brasileiros presentes: Thiago Alves, Franco Ferreiro e Thomas Bellucci. Alves é o principal cabeça-de-chave e enfrenta na primeira rodada o seu compatriota Ferreiro. Bellucci, cabeça-de-chave 6, encerrou um longo jejum de derrotas e venceu ontem, garantindo vaga na segunda rodada.
Meu jogos
Ontem, eu fiz o meu primeiro jogo aqui em Teresina em julho. O jogo foi disputado na Eugênio Fortes Arena, do meu tio, que além de três quadras de tênis possui um campo society de futebol e três quadras de vôlei de praia. O meu adversário foi João Victor, colega dos tempos de Dom Barreto, mas que não tem muita intimidade com a raquete.
Errei pouco, saquei bem e ganhei fácil por duplo 6/1. Pretendo jogar outras vezes com ele, mas acho que meu próximo jogo deve ser contra Gabriel, meu primo, que gosta de bater uma bolinha nos fins de semana.
Ranking
A maior mudança no ranking essa semana foi a troca de posições entre Roddick e Del Potro. É importante destacar também que o Brasil possui dois tenistas no top 100.
RANKING ATUALIZADO 14/07/2009
1. Roger Federer - SUI
2. Rafael Nadal - ESP
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Andy Roddick - EUA
6. Juan Martín del Potro - ARG
7. Gilles Simon - FRA
8. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
9. Fernando Verdasco - ESP
10. Fernando Verdasco - ESP
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Gael Monfils - FRA
14. Marin Cilic - CRO
15. David Nalbandian - ARG
16. Tommy Robredo - ESP
17. James Blake - EUA
18. Tommy Haas - ALE
19. Stanilas Wawrinka - SUI
20. Radek Stepanek - TCH
BRASILEIROS88. Thiago Alves97. Marcos Daniel141. Thomas Bellucci192. João Souza "Feijão"200. Ricardo Hocevar210. Ricardo Mello219. Franco Ferreiro234. Rogério Dutra Silva243. André Ghem247. Daniel Silva