segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Os melhores do ano

Pra fechar o blog durante esse ano de 2009, vou fazer uma lista simples dos melhores do ano, como por exemplo o melhor tenista, melhor jogo, etc. Ai vaí:

Melhor jogador: Roger Federer

Melhor jogadora: Serena Williams

Melhor jogo: Rafael Nadal x Roger Federer (final do Australian Open e que inclusive terminou com o suúço chorando)

A maior zebra: Robin Soderling (derrotou Nadal em Roland Garros e acabou com a longa invencibilidade do espanhol no campeonato)

A maior revelação: Melanie Oudin (no US Open)

A(s) maior(es) ausência(s): Sharapova e Ivanovic (deixam as quadras e os jogos mais feios, se é que vocês me entendem)

O grande retorno: Kim Clijsters (depois de um longo tempo aposentada, a ex-número 1 do mundo voltou e conquistou o US Open)

A aposentadoria: Marat Safin (o ex-número 1 vai fazer falta)

A maior decepção: O Brasil na repescagem da Copa Davis contra o Equador

Melhor tenista brasileiro: Thomaz Bellucci

Melhor blog de tênis: Saque e voleio (globoesporte.com)

Melhor twitter de tênis: Fernando Meligeni (@meligeni) e Marcelo Melo (@girafamelo)

Esse foi o último post de 2009, então feliz natal para todos vocês, feliz ano novo e um ótimo 2010.Em janeiro vou estar aqui de volta!

Altos e baixos

No meu ano de 2009, tive altos e baixos na vida tenística e isso foi bem definido nos dois semestres. No primeiro, fiz bons treinos e inclusive participei bem de campeonatos e em um deles conquistei um título: Copa STC, categoria 16 anos, em abril. Em julho, quando fui pra Teresina, fiz alguns jogos por la, todos amistosos, e consegui vencer todos, o que já era esperado já que todos os meus adversários tinham um nível menor do que o meu. Porém, ao voltar para Recife, dicidi parar um pouco com os treinos (sei lá por qual motivo) e fiquei em casa durante alguns meses.
Por causa dessa parada perdi alguns campeonatos (como a primeira etapa do campeonato pernambucano) e também o ritmo de jogo. No começo de novembro, decidi voltar a jogar e a escrever no blog, o que eu também havia deixado de lado e logo na minha primeira semana da volta, participei de um campeonato 5ª classe, o meu primeiro nesse nível. Mesmo com a falta de ritmo, decidi enfrentar esse campeonato mas acabei perdendo facilmente.
Depois, voltei a treinar mais forte e participei de outros dois campeonatos, que acontecerão há pouco tempo e praticamente juntos. O primeiro deles foi o pernambucano, que eu me inscrevi nas categorias 5ª classe e 16 anos. Nessa por idade, não houve o número suficiente de participantes e por causa disso não houve competição. Já na categoria por classe, eu enfrentei um adversário até pior do que eu, mas por causa do nervosismo e dos sucessivos erros acabei perdendo por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 2/6 e 10/7.
O outro campeonato foi no Squash Tennis Center e também só disputei na 5ª classe. Cai no "grupo da morte" mas fiz bons jogos. Saí com o saldo de duas vitórias e duas derrotas, mas essas duas foram exatamente para o vice e para o campeão do torneio, por isso meu grupo foi chamado assim.
Daqui para o final do ano, vou fazer só mais um treino e talvez mais um amistoso, mas isso ainda tenho que combinar. Sexta-feira viajarei para minha terra natal, Teresina, e lá em 2010 devo fazer minha pré-temporada.

Igual a mim, o tênis brasileiro também viveu seus altos e baixos esse ano. Thomas Bellucci foi o responsável pelos altos, conquistando o vice-campeonato no Brasil Open e o título em Gstaad. Por causa dessa boa temporada, o paulista acabou o ano como número 36 do mundo e já está garantido no Australian Open do próximo ano. O seu primeiro campeonato na temporada 2010 será em Brisbane, também na Austrália e ele será cabeça-de-chave número 8. O torneio começa dia 3 de janeiro.
Já a maior decepção do ano para o tênis brasileiro foi, sem dúvida, a chance desperdiçada de disputar o Grupo Mundial da Davis próximo ano. O nosso time perdeu para o Equador, adversário possível de derrotar em pleno território.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Fim de ano

O ano de 2009 acabou pra mim, pelo menos nos campeonatos de tênis. O meu último torneio foi disputado no Squash Tennis Center, durante esse fim de semana e eu tive um desempenho regular, mas não cheguei nas quartas-de-final. Como coloquei aqui no blog no último post, cai no "grupo da morte", mas fiz boas partidas.
O meu primeiro jogo foi contra Luis Phillipe Gazzaneo e ganhei facilmente por 6/2, errando poucas bolas. O segundo jogo foi contra Ari Cadima, semifinalista estadual e atual vice-campeão dessa competição: o jogo terminou 6/1 pra ele e errei bem mais do que no jogo passado. A terceira partida foi contra o cabeça-de-chave 1 do torneio, Lucas Coutinho, que na semana passada conquistou o vice-campeonato estadual na 5ª classe. Joguei muito bem, mas a experiência em torneios nacionais dele fez a diferença e acabou me derrotando por 6/3. O quarto jogo eu venci por WO, infelizmente, já que Flávio Martins não compareceu.

Resumo do ano

Esse ano de 2009 teve altos e baixos, já que ei conquistei meu primeiro título, na categoria 16 anos na Copa STC, mas também parei de treinar, o que me deixou sem ritmo nesses três campeonatos que eu participei no segundo semestre.

Fim de 2009 e 2010


Vou continuar treinando até o fim de ano, quando viajarei para Teresina. Mesmo assim, lá irei jogar e se houver campeonatos, tentarei participar, mas em janeiro o número de torneios é escasso. Por isso, para o próximo ano espero conquistar mais títulos do que nessa temporada e espero que um deles seja na 5ª classe, para que eu possa subir de nível o mais rápido possível.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Copa STC


A minha chave e a programação saíram hoje no site e eu vou comentar sobre eles aqui nesse post. Tentei colocar a imagem da chave aqui, mas ela ficou em tamanho muito reduzido. O campeonato tem três grupos com cinco tenistas cada um e os dois primeiros de cada chave se classificam, além dos dois melhores terceiros colocados. Os jogos serão em um set normal.
A chave

No meu grupo têm dois tenistas que eu não conheço: Luis Phillipe Gazzaneo e Flávio Martins. Já os outros dois são Ari Cadima e Lucas Coutinho. O primeiro foi semifinalista do campeonato pernambucano e vice-campeão do torneio RTC. O segundo, Lucas, tem apenas 12 anos mas nesse ano conquistou o estadual na faixa etária dele e foi vice do estadual também na quinta classe, ou seja, os dois têm nível de quarta classe. Grupo é difícil, mas a classificação é possível!

Programação

Sexta-feira:
19h30 -> Luis Phillipe Gazzaneo

Sábado:
9h-> Ari Cadima
13h30-> Lucas Coutinho
15h-> Flávio Martins

Domingo:
9h-> Quartas
14h30-> Semi
15h45-> Final

Resumo


Classificação:
  • Os dois primeiros de cada grupo
  • Os dois melhores terceiros colocados
Participantes do meu grupo
  • Luis Phillipe Gazzaneo: não conheço
  • Flávio Martins: não conheço
  • Ari Cadima: semifinalista estadual e vice-campeão Copa RTC; nível de 4ª classe
  • Lucas Coutinho: campeão estadual por idade (12 anos); vice-campeão estadual 5ª classe; nível de 4ª classe; favorito do grupo

domingo, 29 de novembro de 2009

Campeonato pernambucano

Hoje eu joguei pela 5ª classe no campeonato pernambucano de tênis contra Bruno Getilini e infelizmente perdi por 6/2, 1/6 e 10/7. No primeiro set joguei muito mal, errei demais e acabei perdendo facilmente. Já no segundo, o meu jogo mudou completamente e passei a errar menos bolas, conseguindo um vitória fácil por 6/1.
O terceiro e decisivo set foi um super tie-brake de 10 pontos e eu perdi por 10/7, porque errei mais do que o adversário. Dei adeus ao campeonato pernambucano e já nessa semana vou jogar outro torneio por classe em uma academi chamada Squash Tennis Center, também aqui em Recife. Vou jogar também por classe e talvez por idade. Espero ter um retrospecto melhor dessa vez.
ATP Finals

No ATP Finals, torneio que envolve os oito melhores jogadores do ranking, o campeão foi o russo Nikolay Davydenko que na final derrotou o argentino Juan Martín del Potro.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mais um jogo!

Ontem fiz um jogo amistoso como preparação para o Campeonato Pernambucano, onde eu vou disputar por idade (16 anos) e por classe (5ª classe). O jogo foi contra Marcel, que treinou comigo na sexta-feira e que também vai disputar o campeonato estadual na mesma classe que eu. Arriscamos ir sem locar a quadra, já que o aluguel é muito caro. Conseguimos jogar pagando apenas o gasto da luz (dez reais por hora), mas só disputamos um set. Esse foi bastante disputado e terminou com minha vitória por 7/6 e 11/9 no tie-brake.
Abri 5/3 mas cometi vários erros bobos, deixando o meu adversário virar o jogo, porém depois reagi e levei para o tie-braker, conseguindo a vitória. O jogo foi bom para pegar ritmo de jogo e enfrentar um adversário direto na briga pelo título.
A minha chave da categoria por idade sai hoje, assim como a programação e assim que sair eu aviso. Fiquem me acompanhando também pelo twitter, que está no seu lado direito da tela.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A temporada já acabou para alguns

O último campeonato "aberto" para todos os tenistas foi o Masters 1000 em Paris. O campeão foi o sérvio Novak Djokovic, que jogou muito na capital francesa e na final derrotou o tenista da casa Gael Monfils. Vou deixando a foto do sérvio com o troféu de campeão abaixo.
Com o fim da temporada e próximo e último campeonato do ano será o ATP Finals, antigo Masters Cup, e que reúne os oito melhores tenistas do ranking. São eles: Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, Juan Martín del Potro, Andy Roddick, Nikolay Davydenko e o último foi o espanhol Fernando Verdasco. O campeonato começa dia 22 e será realizado em Londres, na Inglaterra.
Já os brasileirow terminaram o ano com bom ranking. Thomas Bellucci termina 2009 com a melhor colocação da carreira (36) e Marcos Daniel é o 88. Com isso, os dois garantiram vaga no Australian Open do próximo ano.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fotos!

Como prometido, vou colocando aqui no blog as minhas duas fotos jogando no meu primeiro torneio 5ª classe. São apenas duas fotos, mas nesse fim de mês terei outros dois campeonatos e caso seja fotografado, colocarei as fotos aqui novamente.


domingo, 8 de novembro de 2009

Campeões da semana

Vou deixar aqui a foto dos campeões da semana com seus respectivos troféus. Lembrando que agora no blog, estou me dedicando a falar principalmente dos meus jogos. Se quiser ver meu outro blog, basta clicar aqui.

Novak Djokovic: campeão na Basileira (Suíça) ao derrotar Roger Federer


Andy Murray: campeão em Valência (Espanha) ao derrotar Mikhail Youzhny


sábado, 7 de novembro de 2009

Voltei!

Depois de quatro meses sem treinar tênis essa semana eu voltei a praticar o esporte e de cara ainda participei de um campeonato. O treino foi na sexta-feira e eu demorei um pouco pra bater direito na bola, mas depois me acostumei e voltou tudo ao normal.
Depois no sábado, mais precisamente às 9h da manhã eu joguei meu primeiro campeonato 5ª classe e tive como adversário Paulo César, o PC e que tem boa técnica. Demorei pra me encaixar no jogo e deixei ele abrir 4x0 logo no primeiro set, porém depois consegui fazer dois seguidos mas não fui capaz de virar o jogo: 6x2 no primeiro set. Já no segundo set, voltei melhor mas sempre errava nos pontos decisivos, principalmente quando tinha um break point a favor e novamente fui derrotado por 6x2.
Me surpreendi porque joguei melhor do que esperava mas infelizmente fui eliminado do torneio. Meus treinos vão continuar esse ano e ainda tenho mais dois campeonatos para disputar até o fim do ano. Vou lembrando que só vou falar sobre os meus jogos aqui no blog e não mais dos profissionais. Sempre que tiver fotos novas minhas irei publicar.

Abaixo, coloco meu calendário até o fim do ano:

25/11 - Campeonato Pernambucano ( por classe e por idade)
04/12 - Copa STC ( por idade)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aposentando!

Vou saindo aqui desse blog e vou partir pra outro! Continuem me acompanhando no http://esportescomvmf.blogspot.com/ e fiquem por dentro de todas as notícias do mundo esportivo!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Brasileiros campeões!

Essa semana que passou foi ótima para o tênis brasileiro. Dois dos nossos principais tenistas ganharam torneios Challengers e com isso subiram muito no ranking. Além disso, houveram outros campeões em torneios ATP. Vamos começar falando exatamente desses campeões.

Os campeões da semana

Semana passada foram realizados dois torneios ATP 250: um em Bastad na Suécia e outro em Stuttgat na Alemanha. No torneio realizado na Suécia, os torcedores devem ter ficado muito contentes, pois o campeão foi o tenista da casa Robin Soderling. Na final ele derrotou o argentino Juan Monaco por 6/3 e 7/6. Com o título, Soderling subiu uma posição conseguindo o melhor ranking de sua carreira, que é o posto de número 11.
Já na Alemanha, na cidade de Stuttgart, o campeão foi o tenista francês Jeremy Chardy, que na final derrotou o tenista romeno Victor Hanescu de virada por 1/6, 6/3 e 6/4. Com isso, o francês pulou 11 posições e agora aparece na posição de número 32.
Mas, nessa semana os tenistas brasileiros também conquistaram títulos. Em Bogotá, Marcos Daniel mostrou porque la ele é conhecido como rei e foi campeão de virada sobre o argentino Horacio Zeballos pelo placar de 4/6, 7/6 e 6/4. Com a conquista, o gaúcho subiu 22 posições e agora é o número 75 do mundo.
Outro brasileiro, o paulista Thomas Bellucci também conquistou um título de Challenger, mas esse foi em Rimini, na Itália. Também de virada, Bellucci derrotou o também argentino Juan Pablo Brzezicki por 3/6, 6/3 e 6/1. Com o título, Thomas subiu 24 posições, mas ainda está fora do Top 100. Estou colocando essa foto antiga do Bellucci, porque no site do challenger só fala sobre o campeonato do ano passado.
Campeonatos na semana

Essa semana, assim como a anterior, terá dois torneios do nível ATP, sendo que de categorias e pontuações diferentes. Em Indianápolis teremos um ATP 250. Os principais tenistas desse torneio são o russo Dmitry Tursunov (27) e o israelita Dudi Sela (29). Marcos Daniel, que conquistou um Challenger na semana passada joga na primeira rodada contra o americano Taylor Dent. Eles se enfrentaram há pouco tempo e o gaúcho foi massacrado. Tomara que isso não aconteça de novo.
O outro campeonato é o ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha. Os principais tenistas são o francês Gilles Simon (7) e o alemão Philipp Kohlschreiber (24). Não temos a presença de nenhum brasileiro nesse torneio.

Brasileiros pelo mundo

Além de Marcos Daniel, que disputa o ATP 250 de Indianápolis, outros brasileiros também disputarão torneios essa semana, sendo que em torneios Challengers. Em Manta, no Equador, temos a presença de três brasileiros: Ricardo Hocevar (200), Alexandre Bonatto (345) e André Miele (411), sendo que o primeiros deles é cabeça-de-chave 3 do torneio e enfrenta o americano Carlton Fiorentino, quie no momento está sem ranking. Bonnato enfrenta o tenista local e convidado Patricio Alvarado (964) e Miele pega o cabeça-de-chave 2 Giovanni Lapentti, que deve nos enfrentar na Copa Davis, em setembro.
Já em Recanati, na Itália, outros três brasileiros tentam o título: Thomas Bellucci (117), Franco Ferreiro (212) e o Rogérinho (231). Bellucci, que conquistou um título semana passada, é o cabeça-de-chave 4 do torneio e enfrenta o austríaco Martin Fischer (205). Ferreiro pega o holandês Igor Sijsling (343) e Rogerinho o italiano Giacomo Miccini, que não tem ranking. Caso Bellucci e Ferreiro vençam na primeira rodada e eles se enfrentam na fase seguinte.

Ranking

No ranking, o Top 10 não sofreu alteração e o grande destaque é o grande salto dos brasileiros no ranking. Thiago Alves, mesmo sendo eliminado na primeira rodada em Rimini, não perdeu posições. Vamos ao ranking:

RANKING ATUALIZADO 20/07/2009

1. Roger Federer - SUI
2. Rafael Nadal - ESP
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Andy Roddick - EUA
6. Juan Martín del Potro - ARG
7. Gilles Simon - FRA
8. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
9. Fernando Verdasco - ESP
10. Fernando González - CHI
11. Robin Soderling - SUE
12. Nikolay Davydenko - RUS
13. Gael Monfils - FRA
14. Marin Cilic - CRO
15. David Nalbandian - ARG
16. Tommy Robredo - ESP
17. James Blake - EUA
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Radek Stepanek - TCH
20. Tommy Haas - ALE
BRASILEIROS
75. Marcos Daniel
88. Thiago Alves
117. Thomas Bellucci
191. Ricardo Hocevar
201. João Souza "Feijão"
212. Franco Ferreiro
231. Rogério Dutra
241. Ricardo Mello
242. Júlio Silva
257. Marcelo Demoliner

sábado, 18 de julho de 2009

Finalistas!

Gente eu não pude me conter e vou colocar aqui um micropost pra comemorar o tênis brasileiro nessa semana. Dois brasileiros estão na final de challegers: Bellucci tenta o título em Rimini, na Itália e Marcos Daniel tenta mais um título em Bogotá, na Colômbia.
Tomara que os dois ganhem, mas se um deles ganhar aposto mais no Daniel!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Notícias da semana

Como já é tradição no blog, vamos mostrar os resultados da semana até agora, nos campeonatos ATP e dos brasileiros nos challengers.

Campeonatos ATP

Em Stuttgart, na Alemanha, as quartas-de-final estão praticamente definidas. Davydenko enfrenta o italiano Fognini, o francês Sidorenko vai encarar o romeno Hanescu, Kiefer pega o polonês Kubot e Jeremy Chardy espera o vencedor do confronto entre Simon e Zverev. Por enquanto, o tenista da casa está ganhando por 6/4 e 0/1, com saque a favor.
Em Bastad, na Suécia, apenas uma semifinal também não está definida: Soderling enfrenta Almagro, o austríaco Melzer pega o sueco Vinciguerra e Robredo, atual campeão, enfrenta o russo Gabashvili. No outro jogo restante dessa fase, Verdasco, que acabou de derrotar Koellerer de virada, espera o vencedor do confronto entre Crivoi e Monaco.

Brasileiros em challengers

Os principais tenistas brasileiros estão indo bem até agora nos torneios challenger que estão disputando. Em Rimini, Franco Ferreiro eliminou Thiago Alves que era o principal candidato ao título e vai enfrentar agora o alemão Kindlmann na segunda fase. Thomas Bellucci também está bem e já se garantiu nas quartas-de-final. Ele tenta a vaga na semi contra o tenista da República Theca Jiri Vanek.
Já em Bogotá, na Colômbia, apenas dois brasileiros passaram para a segunda fase: Marcos Daniel (cabeça-de-chave 3) e Ricardo Hocevar (cabeça-de-chave 7). Daniel tenta vaga nas quartas contra o argentino Zabaleta e Hocevar tem um jogo mais difícil contra o tenista da casa Alejandro Falla.

Mais um jogo!

Ontem de tarde eu disputei mais um jogo na Academia Eugênio Fortes Arena. Dessa vez o meu adversário foi Gabriel, meu primo. Ganhei mais uma vez com duplo 6/1. Saquei bem, errei pouco, mas dei poucas winners. Vou tentar melhorar isso.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Subiiiindo

Essa semana que passou foi muito importante para aqueles tenistas que estavam mais abaixo no ranking, pois muitos deles subiram bastante, principalmente um americano que eu vou falar daqui a pouco. Mas antes de falar dos torneios da semana, do campeão da semana passada e etc. quero me desculpar novamente pelo meu ataso, mas é porque ontem o meu irmão passou o dia no computador e quando ele saiu foi para me levar para jogar. Desse jogo eu vou falar também, mas só no final.

Campeão da semana

No único torneio ATP realizado na semana passada, em Newport nos Estados Unidos, o campeão foi uma grande surpresa para todos. O nome dele é Rajeev Ram, que antes do começo do campeonato era o número 181 do mundo. Ele entrou como lucky loser, no lugar de Mardy Fish que seria o cabeça-de-chave 1 do campeonato. Então ele foi vencendo, vencendo, vencendo e chegou na final contra o seu compatriota Sam Querrey e então aconteceu o que ninguém esperava: Ram venceu o adversário e de virada, por 6/7, 7/5 e 6/3.
Com isso, Ram(foto) subiu 73 posições no ranking mas ainda não figura entre os 100 primeiros. O outro finalista, Querrey, subiu 5 posições e agora ocupa o posto de número 34.

Os brasileiros na semana que passou

Alguns brasileiros não tiveram uma boa semana. Ricardo Mello e Marcos Daniel foram eliminados na primeira rodada em Newport. Em San Benedetto, na Itália, Bellucci mesmo sendo um dos cabeças-de-chave não passou da primeira rodada e Franco Ferreiro foi eliminado na fase seguinte.
Por outro lado, em Oberstaufen, na Alemanha, os dois brasileiros fizeram uma boa campanha. Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, foi eliminado na segunda rodada, mas na fase anterior teve que derrotar o cabeça-de-chave número 1 e João Souza, o Feijão, chegou na semifinal do torneio.
Porém, a melhor campanha de todos os brasileiros na semana passada foi a de Thiago Alves em Pozoblanco, na Espanha. Ele foi finalista, mas perdeu para um tenista eslovaco.
Com esses resultados, Thiago subiu 10 posições no ranking e alcançou a sua melhor marca na carreira, Daniel subiu 4, Bellucci subiu 2, João Souza subiu 14, Ferreiro subiu 13 e Rogerinho 20.

Campeonatos da semana

Ontem começaram dois torneios ATP 250, realizados no saibro europeu. O primeiro é em Stuttgart, na Alemanha. Os principais tenistas participantes são o francês Gilles Simon(7) e o russo Nikolay Davydenko(11). O outro é em Bastad na Suécia, que tem Fernando Verdasco(9) e Robin Soderling(12) como principais cabeças-de-chave. Nenhum brasileiros está participando desses dois torneios.

Os brasileiros na semana

Nessa semana, os brasileiros se diviram em dois challengers: o de Bogotá-COL e o de Rimini-ITA. No challenger colombiano, temos a presença de seis brasileiros: Marcos Daniel, Ricardo Hocevar, André Miele, Caio Zampieri, Ricardo Mello e Júlio Silva. Hocevar e Daniel são cabeças-de-chave, já Miele, Zampieri e Júlio Silva foram eliminados na primeira rodada.
Em Rimini, na Itália, são três brasileiros presentes: Thiago Alves, Franco Ferreiro e Thomas Bellucci. Alves é o principal cabeça-de-chave e enfrenta na primeira rodada o seu compatriota Ferreiro. Bellucci, cabeça-de-chave 6, encerrou um longo jejum de derrotas e venceu ontem, garantindo vaga na segunda rodada.

Meu jogos

Ontem, eu fiz o meu primeiro jogo aqui em Teresina em julho. O jogo foi disputado na Eugênio Fortes Arena, do meu tio, que além de três quadras de tênis possui um campo society de futebol e três quadras de vôlei de praia. O meu adversário foi João Victor, colega dos tempos de Dom Barreto, mas que não tem muita intimidade com a raquete.
Errei pouco, saquei bem e ganhei fácil por duplo 6/1. Pretendo jogar outras vezes com ele, mas acho que meu próximo jogo deve ser contra Gabriel, meu primo, que gosta de bater uma bolinha nos fins de semana.

Ranking

A maior mudança no ranking essa semana foi a troca de posições entre Roddick e Del Potro. É importante destacar também que o Brasil possui dois tenistas no top 100.

RANKING ATUALIZADO 14/07/2009

1. Roger Federer - SUI
2. Rafael Nadal - ESP
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Andy Roddick - EUA
6. Juan Martín del Potro - ARG
7. Gilles Simon - FRA
8. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
9. Fernando Verdasco - ESP
10. Fernando Verdasco - ESP
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Gael Monfils - FRA
14. Marin Cilic - CRO
15. David Nalbandian - ARG
16. Tommy Robredo - ESP
17. James Blake - EUA
18. Tommy Haas - ALE
19. Stanilas Wawrinka - SUI
20. Radek Stepanek - TCH
BRASILEIROS
88. Thiago Alves
97. Marcos Daniel
141. Thomas Bellucci
192. João Souza "Feijão"
200. Ricardo Hocevar
210. Ricardo Mello
219. Franco Ferreiro
234. Rogério Dutra Silva
243. André Ghem
247. Daniel Silva



sexta-feira, 10 de julho de 2009

E o mundo do tênis continua...

Pessoal desculpem por não ter postado antes, mas é que ontem eu me dediquei a comprar a minha chuteira porque eu estava a muito tempo sem jogar bola por falta de uma. Além disso, logo depois que eu comprei a chuteira fui jogar e cheguei em casa cansado ( e com preguiça) de postar. Mas não tem nada não! O assunto de hoje é sobre os acontecimentos dos campeonatos da semana.
O único campeonato nível ATP que está acontecendo essa semana é o ATP 250 de Newport, nos Estados Unidos, que tem como principal cabeça-de-chave o francês Santoro (foto) que é o atual campeão. No momento ele está enfrentando o americano Taylor Dent, algoz de Marcos Daniel, e o jogo está 5 a 5 no primeiro set. Até agora só americanos estão garantidos nas quartas-de-final, são eles: Rajeev Ram ( que entrou como lucky loser no lugar de Mardy Fish que seria o principal tenista do torneio, mas que foi defender o seu país na Copa Davis), Jesse Levine, Brendan Evans, Kevin Kim e Sam Querrey.
Nesse campeonato, os dois brasileiros foram eliminados na primeira rodada. Marcos Daniel foi massacrado pelo americano Dent por 6/2 e 6/1. Já Ricardo Mello teve seu jogo interrompido pela chuva várias vezes, lutou muito mas perdeu por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/3.

Brasileiros nos challengers

Nessa semana, a maioria dos brasileiros está indo muito bem nos challengers. Em Pozoblanco, na Espanha, o único brasileiros presente está nas quartas e vai enfrentar um tenista convidado da Espanha, chamado Steven Dez. Esse brasileiros é Thiago Alves e tem tudo para garantir sua vaga nas semis e confirmar a sua volta ao top 100. Mas é no saibro alemão que os tenistas brasileiros estão vivendo o seu melhor momento até agora. Hoje, Feijão garantiu vaga nas semis ao derrotar Zimmermann por duplo 6/3. Agora ele enfrenta um tenista ex-top 60 mas que está bem abaixo no ranking atualmente. Já o Rogerinho foi eliminado na segunda rodada, mas na primeira eliminou nada mais nada menos que o cabeça-de-chave 1 do torneio, o argentino Vassalo Arguello, número 50 do mundo.
Por outro lado, no torneio de San Benedetto, na Itália, os brasileiros não foram tão bem. Bellucci comprovou a má fase e foi eliminado na primeira rodada, mesmo sendo o cabeça-de-chave 7. Já Franco Ferreiro passou da primeira rodada, mas foi eliminado na rodada seguinte.
Sobre os confrontos da Davis eu falo segunda-feira!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O melhor de todos os tempos

Quando você fala de "O melhor" você não está falando de qualquer um, você está falando de alguém genial em alguma coisa. Federer é o MELHOR de todos os tempos não só por causa dos títulos conquistados ou das semanas que eles passou no topo do ranking, mas também por causa da sua gentileza com todas as pessoas, sendo elas seus fãs, seus adversários ou o árbitro do jogo. Além disso Federer é dono de um técnica imensa. Quando você está começando no tênis, o seu treinador fala: "Para melhorar o seu forehand dê uma olhada nos jogos do Federer", "Quer saber como é a técnica perfeita do saque? Veja o Federer jogar" e assim vai com todos os outros movimentos do tênis.
Ontem, Federer conquistou seu sexto título em Wimbledon e o décimo quinto em nível de Grand Slams. Ninguém nunca chegou a tal marca. Federer passou nomes como Pete Sampras, Rod Laver e Bjorn Borg. Por causa disso, a ATP fez uma enorme homenagem ao suíço e isso você pode ver tentando acessar o site da entidade: www.atpworldtour.com. Quando você entrar, verá várias fotos do ídolo no site. Veja essa foto abaixo como é interessante! Ela foi feita por alguém da ATP e mostra as "esculturas" dos grandes jogadores de tênis, tendo abaixo, o número de Grand Slams conquistados por cada um em algarismos romanos. Federer tem 15 e não vai parar por ai. Com certeza vai ter mais. Quem sabe ainda nesse ano ele conquiste outro, o US Open. Quem sabe, ele ainda não conquiste todos os quatro torneios no mesmo ano. Nada é impossível para Federer, o MELHOR.
A última conquista

O último troféu conquistado por Federer foi ontem e não foi só mais um não. Esse troféu fez com que o suíço entrasse de vez na história do tênis, tentando mais troféus de Grand Slams do qualquer outro. O jogo foi difícl, é verdade, mas ele tem o dom, o talento e ganhou em mais um jogo histórico, dessa vez contra o americano Andy Roddick. O placar foi jamais visto: 5/7, 7/6, 7/6, 3/6 e 16/14. Só esse último set durou mais que 1h30. No final Federer ganhou de novo e voltou para onde nunca devia ter saído: o topo do ranking!
Muitos recordes e feitos históricos no currículo

Além do recorde que eu já falei inúmeras vezes nesse post, o dos 15 títulos de Grand Slam, Federer tem inúmeros outros feitos que fazem dele o MELHOR tenista de todos os tempos. Clicando aqui você pode ver 50 feitos históricos do suíço numa reportagem do globoesporte.com e que eu achei muito interessante, já que eu não sabia quanta coisa ele já tinha feito. E pensar que no começo desse ano, Federer estava desacreditado e chorando por causa do título perdido por Rafael Nadal no Australian Open.
Mas quando todos pensavam que Federer não conseguiria mais alcançar o recorde de Sampras, ele o fez e logo no piso mais frustante para Federer: o saibro de Roland Garros. Depois daquela final, Federer chegou em Wimbledon e jogando sempre bem e a vontade como ele mesmo disse, conquistou o recorde. Lembramos também que em Roland Garros, Federer igualou o recorde de Agassi, sendo os únicos a ganharem todos os quatro principais torneios.

E simplesmente por causa disso tudo, que Federer é, sem sombra de dúvidas, o MELHOR tenista de todos os tempos. Ele é como o Pelé para o futebol, o Michael Jackson para a música pop, o Zico para o Flamengo, o Garrincha para o Botafogo.... todos esses são os MELHORES!

Semana começando...

Hoje eu vou fazer diferente em relação a o que eu fazia antes, afinal essa data de hoje é muito importante, pois foi o primeiro dia depois da conquista do maior tenista de todos os tempos. Por isso, nesse post que eu estou escrevendo agora não vou falar da conquista de Federer e nem de Wimbledon, vou falar apenas dos campeonatos que acontecem essa semana e dos brasileiros. Assim que eu terminar esse post, vou escrever um outro especial sobre o Federer. Então vamos ao trabalho!O campeonato mais importante que tem início nessa semana é o ATP 250 de Newport, que acontece nos Estados Unidos e é disputado na grama.O principal candidato ao título seria Mardy Fish, mas ele desistiu do torneio de última hora Rajeev Ram entrou em seu lugar. Ram enfrentaria Ricardo Mello na última rodada no quali, mas ele preferiu descansar e com isso o brasileiros se classificou. Com isso, o principal favorito passa a ser o francês atual campeão Fabrice Santoro (37). Outro brasileiro na chave é Marcos Daniel, que enfrenta o convidado local Taylor Dent, número 235 no ranking da ATP.

Brasileiros pelo mundo

Além de Mello e Daniel que estão nos EUA, ainda temos outros brasileiros em ação, porém eles estão disputando challengers. Em Pozoblanco, na Espanha, o atual número 1 do Brasil, Thiago Alves, é o cabeça-de-chave 4 do torneio e enfrenta o suíço Geoge Bastl, número 270, mas que já esteve no Top 100. Esse torneio é realizado em piso duro.
Já em Oberstaufen, na Alemanha, nós temos a presença de dois brasileiros. Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, não deu sorte e enfrenta o principal favorito ao título, o argentino Martin Vassarlo Arguello, número 57 do ranking da ATP. O outro brasileiros é João Souza, o Feijão, que pega o cabeça-de-chave 4 do torneio, o francês Alexandre Sidorenko, que aparece no posto de número 168 no ranking. Em San Benedetto, na Itália, também temos a presença de dois brasileiros: Franco Ferreiro e Thomas Bellucci. O primeiro, enfrenta o tenista francês Roumain Jouan, número 278 do ranking. Já Bellucci é o cabeça-de-chave número 7 desse torneio e enfrenta o espanhol Pablo Santos, atual número 215 na ATP.

O ranking

Nessa segunda-feira, o Brasil voltou a ter um tenista figurando entre os 100 primeiros no ranking da ATP. Esse tenista é Thiago Alves, que nesse ano participou de Roland Garros e Wimbledon e no Grand Slam inglês chegou a segunda fase. Marcos Daniel também subiu, mas Bellucci despencou. A maior mudança no ranking foi o retorno de Federer ao número 1 e a grande subida de Haas, semifinalista em Wimbledon, que agora está entre os 20 primeiros.

RANKING ATUALIZADO 06/07/2009

1. Roger Federer - SUI
2. Rafael Nadal - ESP
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
9. Fernando Verdasco - ESP
10. Fernando González - CHI
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Gael Monfils - FRA
14. Tommy Robredo - ESP
15. Marin Cilic - CRO
16. David Nalbandian - ARG
17. James Blake - EUA
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Tommy Haas - ALE
20. Thomas Berdych - TCH
BRASILEIROS
98. Thiago Alves
101. Marcos Daniel
143. Thomas Bellucci
160. Ricardo Hocevar
204. Ricardo Mello
206. João Souza "Feijão"
225. Caio Zampieri
232. Franco Ferreiro
250. André Ghem
253. Daniel Silva

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Wimbledon perto do fim

Eu comecei a gostar dessas minhas postagens no meio da semana. Elas dão uma atualizada legal em vocês leitores e em mim também. Mas essa postagem de hoje não vai falar apenas dos resultados que acontecerão nessa semana, vai falar também de Wimbledon, dos brasileiros nos challengers e como foi o meu mês de junho, que por sinal foi péssimo, mas disso eu vou falar depois.

Wimbledon

A primeira final de Wimbledon foi decidida e com jogos bem diferentes nas semis. No primeiro jogo, entre Serena Williams, atual campeã, e Elena Dementieva as emoções foram enormes e o jogo foi ótimo. A russa ganhou o primeiro set por 7/6 e teve a chance de fechar no segundo, mas a tenista americana conseguiu na raça a vitória no set pir 7/5 e embalada, fechou o jogo com 8/6 no terceiro e decisivo set.
Já na outra semifinal, Venus Williams destruiu a russa número 1 do mundo Dinara Safina por 6/1 e 6/0. Com a vitória das duas americanas, o Grand Slam inglês terá mais uma vez o confronto entre as duas irmãs Williams. Eu não me arrisco a dizer quem será a vencedora, pois nesse duelo de irmãs tudo pode acontecer. A final será sábado às 10h da manhã (horário de Brasília).
Já entre os homens, acontecem amanhã as duas semifinais que já estão definidas. Murray enfrenta o americano Andy Roddick e Federer terá pela frente o alemão Tommy Haas. Na minha opinião, a final será disputada entre Federer e Murray, tendo o suíço como campeão. Caso isso aconteça, Roger retornará ao posto de número 1 do mundo. A final será no mesmo horário das mulheres, só que no domingo.

Brasileiros

Os brasileiros não foram bem nos challengers em que estavam disputando. Bellucci e Marcos Daniel perderam na primeira fase em Turim, assim como Ricardo Mello, sendo que ele estava jogando no piso sintético dos Estados Unidos. Por outro lado, Thiago Alves vive boa fase e está garantido nas quartas do Challenger de Turim. Na primeira fase ele derrotou o convidado local Alessio di Mauropor 6/4 e 6/3, já na segunda fase derrotou o alemão Denis Gremelmayr por 4/6, 7/6 e 6/4. Com esse resultado, Thiago vira o número 1 do Brasil já que também somou pontos em Wimbledon, onde chegou na segunda fase. Mas nas quartas-de-final a sua vida pode complicar, pois talvez ele enfrente o italiano Potito Starace (80) que enfrenta o compatriota Crugnola, que foi algoz de Bellucci.

O meu mês - junho

O mês de junho, realmente não foi dos melhores para mim no que se diz respeito a tênis. Eu só realizei dois jogos e perdi os dois, todos valendo pelo Ranking RTC. Além disso, eu deixei de disputar a III Copa STC 2009, campeonato na qual eu defendia meu título. Também deixei de viajar para Natal - RN para defender o meu clube. Mas isso faz parte.
No mês de julho, que já começou, espero melhoras pois vou fazer uma "pré-temporada" aqui em Teresina e disputar alguns amistosos contra amigos, mas sem disputar campeonato como eu queria. A vida é assim mesmo. Quando eu realizar algum jogo aqui, avisarei para vocês!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sem campeões famosos, mas com muitas notícias

Essa semana que passou, não teve campeões famosos, já que Wimbledon só termina no próximo domingo, mas houveram campeões em Challengers, que como eu disse anteriormente, não são famosos. Em Reggio Emila, na Itália, o campeão foi o italiano Paolo Lorenzi, número 203 do mundo. Já em Constanta, na Romênia, o tenista que levantou o troféu de campeão foi o esloveno Blaz Kavicic que é número 187 do mundo. Nesse campeonato, o brasileiro "Feijão" foi semifinalista, perdendo apenas para o campeão.

Brasileiros pelo mundo

Os principais tenistas brasileiros no Ranking de Entradas da ATP, estão disputando Challesngers. Os nossos três principais tenistas estão disputando um campeonato em Turin. Marcos Daniel, cabeça-de-chave 7 enfrentará o tcheco Jiri Vanek (182), Thiago Alves pega o tenista da casa Alessio Di Mauro (151), já Thomas Bellucci enfrenta o também italiano Marco Crugnola (176). Caso Bellucci avance, pode enfrentar o cabeça-de-chave 2 do torneio, o italiano Potito Starace (80). Existe a possibilidade de Thiago e Thomas se enfrentarem nas quartas-de-final.
Outro brasileiro, Ricardo Mello jogará no Challenger de Winnetka, nos Estados Unidos, e enfrentará o australiano Carsten Ball (190), mas não terá vida fácil, pois se avançar vai enfrentar o principal candidato ao título, que é o americano John Isner (97).
Já nas duplas, Bruno Soares garantiu hoje a vaga nas quartas-de-final de Wimbledon junto com o seu parceiro Kevin Ullyett.

Wimbledon

Já em Wimbledon, quase todos os jogos das quartas-de-final já estão definidos. Federer, o principal candidato ao título, terá pela frente um jogo difícil, pois enfrenta o gigante croata e ótimo sacador Ivo Karlovic. Djokovic enfrenta o alemão Tommy Haas. O australiano Hewitt espera o vencedor do confronto entre Berdych e Roddick, já Juan Carlos Ferrero espera o vencedor entre Wawrinka e Murray que no momento está 6/2, 3/6 e 2/2.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Wimbledon e challengers

Como já está virando tradição, vamos falar hoje sobre o que está acontecendo na semana, em Wimbledon e nos challengers. Vamos começar falando de torneio menores, ou seja, os challengers, que nessa semana estão sendo realizados em Reggio Emilia, na Itália, e em Constanta, na Romênia, ambos com participação de brasileiros.
No torneio realizado na Itália, o único brasileiro presente era Marcos Daniel, cabeça-de-chave 2 do torneio e o principal tenista do nosso país no ranking da ATP. Porém, o gaúcho foi derrotado hoje nas quartas-de-final por um tenista argentino pro 6/3 e 6/1. Já no torneio realizado na Romênia, havia a presença de dois brasileiros: João Souza, o Feijão, e Rogério Dutra Silva. O primeiro está nas quartas-de-final e vai tentar a vaga na semi contra um tenista da República Tcheca. Já Rogerinho foi eliminado na segunda rodada por um tenista austríaco.

Wimbledon

Já em Wimbledon, não tivemos tantas zebras até agora. A maior delas e para mim, a única até agora, foi a derrota do argentino Juan Martín del Potro para o australiano ex-número 1 do mundo Hewitt. Além disso, tudo normal: Federer e Murray nas oitavas e Karlovic massacrando com os seus saques (hoje foram 46 contra Tsonga).
Entre os brasileiros, Thiago Alves foi eliminado na segunda rodada por Simon, como já era esperado, mas mesmo assim ele jogou bem e ainda chegou a ganhar o primeiro set. Já nas duplas, os brasileiros estão bem: Bruno Soares está nas oitavas-de-final com o seu parceiro Kevin Ullyett. No momento, a dupla mineira Marcelo Melo e André Sá estão enfrentando os sérvios Kas e Troicki e acabaram de perder o primeiro set pow 7/6. Também agora, Djokovic está vencendo o americano Mardy Fish por 6/4 e 4/3. Tomara que a nossa dupla consiga a virada!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ranking

Como ontem eu esqueci de colocar o ranking atualizado, vou postá-lo hoje, mas antes vale a pena dizer que os todos os brasileiros começaram bem em Wimbledon e passaram para a segunda fase. Thiago Alves em simples e Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá nas duplas avançaram para a segunda fase. Além disso, Marcos Daniel também ganhou a partida que ele disputou no Challenger de Reggio Emilia e avançou para a segunda fase. Agora, finalmente vamos ao ranking atualizado:

RANKING ATUALIZADO EM 24/06/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Fernando González - CHI
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Marin Cilic - CRO
14. Gael Monfils - FRA
15. Tommy Robredo - ESP
16. David Nalbandian - ARG
17. James Blake -EUA
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Richard Gasquet - FRA
20. Thomas Berdych - TCH
BRASILEIROS
103. Marcos Daniel
118. Thiago Alves
131. Thomas Bellucci
152. Ricardo Hocevar
196. Ricardo Mello
208. Franco Ferreiro
223. João Souza "Feijão"
239. Caio Zampieri
252. Júlio Silva
260. André Ghem

terça-feira, 23 de junho de 2009

O maior de todos

Pessoal, desculpem pelo meu atraso na tradicional postagem das segundas-feiras, mas é que eu cheguei ontem em Teresina, depois de 17 horas de viagem e estava muito cansado. Mas hoje eu vou falar de tudo que eu iria falar ontem mais o que aconteceu hoje e ontem em Wimbledon. Vamos começar falando do mais tradicional campeonato de tênis: Wimbledon, que teve início ontem e sem muitas zebras na chave masculina.
Os principais cabeças-de-chave ganharam, como foi o caso de Federer, Djokovic, Verdasco, Roddick, Del Potro e Tsonga. Já Thiago Alves, único brasileiro na chave de simples do torneio inglês, ganhou hoje do veterano tenista romeno Andrei Pavel por 3 sets a 2. Ele enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Gilles Simon e o americano Bobby Reynolds.
Já Marcos Daniel, o principal tenista brasileiro no ranking da ATP, está no Challenger de Reggio Emilia como cabeça-de-chave número 2. Esse torneio é realizado no saibro italiano. Ele enfrentará o italiano Simone Vagnozzi(343).

Os campeões da semana

No sábado terminaram outros dois campeonatos realizados na grama como preparação para Wimbledon. Em Hertogenbosh, na Holanda, o campeão foi o alemão Benjamin Becker, que na final derrotou o tenista da casa Raemon Sluiter por 7/5 e 6/3. Antes disso, ele eliminou o cabeça-de-chave 1 Fernando Verdasco. Com o título, o alemão subiu 33 posições no ranking e agora é o número 49 do mundo.


Já no torneio realizado em Eastboune, na Inglaterra, o campeão foi o russo Dmitry Tursunov que na final derrotou o russo Dancevic por 6/3 e 7/6, confirmando o favoritismo, já que ele era o cabeça-de-chave 2 do torneio. Com isso, ele sobe 5 posições no ranking e agora ocupa o posto de número 22 do mundo.

sábado, 20 de junho de 2009

Resumão da semana

Essa semana começou com mais dois campeonatos realizados na grama, como preparação para Wimbledon que começa na próxima segunda-feira, dia 22. Um deles é realizado em Hertegenbosh (acho que é assim que se escreve), na Holanda. A final será entre o alemão Benjamin Becker(82) e o tenista da casa Raemon Sluiter(866). Já o outro campeonato é em Eastbourne, na Inglaterra, onde os finalistas são Frank Dancevic(126) do Canadá e o russo Dmitry Tursunov(27).
Também nessa semana, tivemos a divulgação das chaves de Wimbledon e boas e más notícias dos tenistas brasileiros. Vamos falar primeiro sobre os brasileiros. Começamos o quali de Wimbledon com nove participantes brasileiros, mas apenas dois chegaram na última rodada: Caio Zampieri e Thiago Alves, que perderam, fazendo com que o nosso país não tivesse nenhum representante no terceiro Grand Slam da temporada. Mas, com a desistência de Nadal, atual campeão e número 1 do mundo, Thiago Alves foi sorteado para substituí-lo e vai enfrentar 0 romeno Andrei Pavel.
Falando da desistência do espanhol, ao final de Wimbledon, nós poderemos ter o retorno de Federer como número 1 do mundo. Para isso ele tem que ser campeão.
Na segunda-feira voltarei a postar com as fotos dos campeões, o ranking atualizado, os brasileiros em Wimbledon e em challenger. A postagem deve acontecer mais tarde ou então na terça porque na segunda mais ou menos na hora do almoço estarei chegando em Teresina para passar as férias e disputar um campeonato no final de julho. Até mais!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Campeões na grama

Ontem aconteceram as primeiras finais dos torneios realizados na grama. Em Queens, na Inglaterra, o campeão foi o tenista da casa Andy Murray, que na final derrotou o americano James Blake por 7/5 e 6/4. Nesse mesmo campeonato, só que nas duplas, o Brasil foi muito bem representado pelos mineiros André Sá e Marcelo Melo que mais uma vez conquistaram o vice, repetindo o feito do ano passado.
Já em Halle, na Alemanha, o campeão foi também tenista da casa, Tommy Haas, que derrotou o cabeça-de-chave 2 do torneio, o sérvio Novak Djokovic por 6/3, 6/7 e 6/1.
Campeonatos da semana

Começaram hoje, outros dois campeonatos realizados na grama, como preparativo para Wimbledon que começa na próxima semana. O primeiro deles é realizado em St. Hertogenbosch, na Holanda. Os principais cabeças-de-chave são os espanhóis Fernando Verdasco e Tommy Robredo. Já em Eastbourne, os principais tenistas são os russos Andreev e Tursurnov.
Já nos challengers dessa semana, estão tendo dois campeonatos também: um na Polônia e outro na Itália. Na Polônia, os principais cabeças-de-chave são o francês Ouanna(120) e o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo(123). Em Milão, os mais bem colocados tenistas são o chileno Nicolas Massu(106) e o americano Odesnik(112). Nesse campeonato temos a presença do brasileiro Júlio Silva, mas ele já foi eliminado por um italiano.

Os brasileiros pelo mundo

Entre os brasileiros, oito deles estão disputando o quali de Wimbledon. Thiago Alves e Franco Ferreiro já estão na segunda fase, mas Rogério Dutra Silva, André Miele e Ricardo Mello já foram eliminados. Feijão, Caio Zampieri e Ricardo Hocevar tiveram seus jogos interrompidos por causa da chuva.


O ranking

Entre os tenistas top não houveram grandes mudanças na classificação do ranking. Já com os brasileiros, a maioria perdeu posições e com isso, o Brasil continua sem tenistas no top 100. Vamos ao ranking:

RANKING ATUALIZADO 15/06/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Fernando González - CHI
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Marin Cilic - CRO
14. Gael Monfils - FRA
15. Tommy Robredo - ESP
16. David Nalbandian - ARG
17. James Blake - EUA
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. David Ferrer - ESP
20. Richard Gasquet - FRA
BRASILEIROS
105. Marcos Daniel
120. Thiago Alves
134. Thomas Bellucci
149. Ricardo Hocevar
202. Ricardo Mello
210.
Franco Ferreiro
225. João Souza "Feijão"
235. André Ghem
246. Caio Zampieri
254. Júlio Silva

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Acontecimentos da semana

Vamos falar um pouco do que aconteceu nos campeonatos realizados nessa semana. Na Alemanha, no campeonato de Halle, o principal cabeça-de-chave e atual campeão, Roger Federer, desistiu de participar do campeonato, alegando cansaço devido aos jogos de Roland Garros. Com isso, o principal tenista participando do torneio é o sérvio Novak Djokovic, que está garantido nas quartas-de-final, já que acabou de ganhar do francês Serra. Ele vence quem sair do confronto entre Kiefer e Melzer. As outras partidas das quartas já estão definidas e para a felicidade da torcida, as maioria dos jogadores são alemães. Os confrontos são: Beck(ALE) X Kohlshcreiber(ALE); Haas(ALE) X Zverev (ALE); Becker (ALE) X Rochus(BEL).
Já no torneio de Queens, na Inglaterra, já temos dois jogos de quartas-de-final: Murray x López e Darcis x Ferrero. Blake enfrenta quem sair do confronto entre Youzhny, da Rússia, e o francês Gilles Simon. Já no outro jogo, Roddick enfrenta o crota Ivo Karlovic, os dois maiores sacadores do circuito.
Entre os brasileiros, o único tenista vivo em torneios é o número 4 do Brasil, Ricardo Hocevar venceu um jogo de mais de 3 horas sobre um tenista da Algéria. Agora ele vai enfrentar Luckzac, que eliminou Thomas Bellucci. Thiago Alves também foi eliminado,mas foi por sua desitência, pois segundo ele, estava com problemas estomacais. Porém, ele alegou que está bem e que já está pensando no quali de Wimbledon. Já na Eslováquia, João Souza, o "Feijão", também foi eliminado.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Começa a temporada da grama

Com o término de Roland Garros, os principais torneios ATP que vão acontecer serão realizados na grama, até o término de Wimbledon. Falando em Roland Garros, o campeonato desse ano foi muito bom, com muitas zebras e um novo campeão. Sem dúvida, a maior zebra de todas foi o sueco Robin Soderling que eliminou tenistas como Nadal, Davydenko e González, mas que na final não deu trabalho para o suíço Federer. Com esses resultados, Soderling subiu 13 posições no ranking e agora é o número 12. Já Federer, com o título diminui bastante a diferença para Nadal.
Além de ter conquistado mais um título na carreira, Federer entrou para a história. Ele é o maior vencedor de Grand Slams, empatado com Pete Sampras com 14 títulos. Esse era o único torneio desse nível que faltava para Roger e com isso ele também igualou André Agassi, conquistando todos os torneios Grand Slam e por causa disso, quem entregou o troféu para o suíço foi o tenista americano, como na foto abaixo.
Já entre as mulheres, a campeã foi a russa Kuznetsova que na final derrotou a sua compatriota número 1 do mundo por 6/4 e 6/2. Com isso, ela pula para a quinta posição do ranking feminino. O grande ponto positivo de Roland Garros entre as garotas foi a ótima volta de Maria Sharapova, que estava parda a nove meses, mas conseguiu chegar nas quartas-de-final. A russa, além de ser linda é uma ótima jogadora.
Já o fato negativo foi o de muitas tenistas top terem caído logo no começo do campeonato, como é o caso das sérvias Jankovic e Ivanovic e a americana Venus Williams. Ahh... e outro grande fato positivo das mulheres foi a beleza que muitas delas paresentavam, como é o caso de Ivanovic, Sharapova, Dementieva, Cibulkova, Woznicki e De Brito.

Brasileiros e campeonatos pelo mundo

Começaram hoje, dois campeonatos ATP 250 realizados na grama como preparação para Wimbledon, que começa dia 22 de junho e que não tem a participação de brasileiros. O primeiro deles é realizado na Inglaterra, em Queens, e tem como principais cabeças-de-chave, os tenistas Andy Murray(3), Andy Roddick (6), James Blake (16) e Marat Safin (23). O atual campeão, Rafael Nadal, não vai participar por causa de dores no joelho e está se poupando para Wimbledon, onde corre um pequeno risco de não jogar devido a essa contusão.
Já o outro campeonato é em Halle, na Alemanha, onde Federer defende o título e é o principal cabeça-de-chave. Já o outro principal tenista é o número 4 do mundo Novak Djokovic.
Já os brasileiros só irão jogar em torneios Challengers e realizados no saibro. Na Eslováquia, no torneio de Kosice, o único brasileiro é João Souza Feijão, que enfrenta Boris Pashanski, sérvio número 213 do mundo. Nesse torneio o principal cabeça-de-chave é o espanho,Santiago Ventura, número 122 do mundo.
Já no torneio realizado em Lugano na Suíça, o principal cabeça-de-chave é o tenista da casa e número 19 do mundo Stanilas Wawrinka e terá a presença de três brasileiros, dentre eles dois são cabeças-de-chave: Thiago Alves (cabeça 6) e Bellucci (cabeça 8). Já o outro brasileiro é Ricardo Hocevar que enfrentará Lamine Ouahab, da Algéria e que é o número 138 do mundo. Thiago Alves enfrenta Stephane Bohli, da Suíça e número 184, já Bellucci enfrenta Peter Luczak, número 167.

Ranking

Entre os tops, o que teve a maior subida foi Soderling que pulou do 23º posto para o 12º, González subiu 2 posições, já Monfils e Nalbandian caíram 4. Entre os brasileiros, não temos mas nenhum no top 100 já que Marcos Daniel caiu 5 posições e Bellucci despencou 15. Vamos ver agora o ranking atualizado.

RANKING ATUALIZADO 08/06/2209

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Fernando González - CHI
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Marin Cilic - CRO
14. Gael Monfils - FRA
15. Tommy Robredo - ESP
16. James Blake - EUA
17. David Nalbandian - ARG
18. David Ferrer - ESP
19. Stanilas Wawrinka - SUI
20. Richard Gasquet - FRA
BRASILEIROS
102. Marcos Daniel
117. Thiago Alves
134. Thomas Bellucci
150. Ricardo Hocevar
178. Franco Ferreiro
200. Ricardo Mello
227. João Souza "Feijão"
237. André Ghem
243. Rogério Dutra
247. Caio Zampieri


sábado, 6 de junho de 2009

Total mudança de planos

No meu último post, falei que nesse mês de junho iria jogar mais do que no mês passado. Realmente isso era verdade, mas não é mais. Vou jogar pouquíssimos jogos nesse mês. A viagem para Natal foi adiada por causa do São João para os diaa 27 e 28 de junho, mesmo dia que o campeonato em que eu defendo o título irá acontecer. Mas eu não vou participar de nenhum desses, pois nesses dias eu já estarei em Teresina passando as minhas férias. Portanto, não vou jogar quase nenhum jogo nesse mês. Já em Teresina, estou pensando se vou ou não para um campeonato que tem la em julho. Estou com muita vontade de ir, mas ainda não sei. Caso participe, direi para vocês.
Já em Roland Garros, segundo torneio Grand Slam do ano e que termina amanhã, o Brasil ganhou dois vices e ambos nas duplas. O primeiro foi Marcelo Melo (o segundo na foto acima da esquerda para a direita) que conquistou o vice das duplas mistas com a americana Vania King. Já o outro vice campeão foi o tenista juvenil Guilherme Clezar ao lado de um tenista tailandês. Ele aparece em segundo na foto, também da esquerda para a direita.
Clezar que está tendo um ano fantástico, pois chegou nas oitavas-de-final do Banana Bowl, nas quartas-de-final em simples de Roland Garros, onde também conquistou o vice nas duplas. Em julho ele ainda vai disputar o torneio de Wimbledon, outro Grand Slam.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O meu mês - maio

Vou inaugurar hoje uma nova sessão aqui no blog. Ela vai ser chamada de "O meu mês" e, assim como diz o título, vai resumir como foi o meu mês em relação ao tênis. Como o mês já está terminando e eu não jogarei mais nesse mês, então vou começar com resumo do mês de maio.
Nesse mês de maio eu joguei cinco jogos pra valer, um deles pelo ranking do meu clube e outros quatro por um confronto entre academias: Recife Tênis Clube (a minha) x Platinum Tênis - RN, todos eles realizados no lugar onde eu treino.
O primeiro jogo do mês foi contra Vital Mendonça, válido pelo ranking do meu clube. Eu já havia enfrentado ele no campeonato interno da minha academia e havia ganhado por 6/4, mas ele foi campeão e eu fui derrotado nas quartas-de-final. No jogo desse mês, ele ganhou o primeiro set por 6/4, sendo que eu não joguei bem. Já no segundo set, ele abriu 5/2 de vantagem e foi ai que eu "acordei" e consegui virar o jogo e ganhar o set por 7/5, conseguindo chegar em bolas dificílimas e fazer belíssimos pontos. Mas no último e decisivo set, resolvido em um super tie-braker, eu vacilei em alguns pontos e perdi por 10/7.
Já nos dias 16 e 17 de maio, eu enfrentei tenistas potiguares que vieram de Natal para jogar aqui. Joguei 4 jogos, com três vitórias e uma derrota. Todas as fotos dessa postagem são desse confronto de academias.
Já no último fim de semana comprei minha nova raquete, uma Wilson K Factor - Six One com 289 gramas de peso, dez a mais do que a minha anterior e isso foi sentido por mim que tive uma leve dor no pulso, nada demais.

Expectativas para o mês de junho

Próximo mês, irei provavelmente disputar mais jogos do que nesse mês. Isso porque dia 6 de junho, eu viajo para Natal, enfrentar a mesma academia que veio nos enfrentar, sendo que agora é em terrritório adversário. Já no dia 26, começa o torneio realizado em outra academia, mas em Recife. Esse torneio foi aquele em que eu conquistei o meu primeiro título, no final de abril. Já no dia 28, dia que o campeonato termina, eu viajo para Teresina passar as férias, mas ainda estou pensando se vou disputar um campeonato realizado lá.

Resumo do mês (maio)

5 jogos
3 vitórias
2 derrotas


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Começou Rolanga!

Começou ontem o segundo Grand Slam da temporada, realizado no tradicional saibro parisense de Roland Garros. O atual tetracampeão, Rafael Nadal, derrotou Marcos Daniel, o tenista número 1 do Brasil por 7/5, 6/4 e 6/3, mostrando realmente a sua superioridade. Na próxima rodada, ele enfrenta o russo Gabashvili que derrotou o compatriota Kunitsyn por 6/7,7/6, 6/3 e 6/1. Já Federer, derrotou o espanhol Alberto Martín com facilidade por 6/4, 6/3 e 6/2. O suiço enfrentará o argentino José Acasuso que também passou por um espanhol. O número 3 do mundo, Murray, passou pelo argentino Chela e enfrentará o italiano Starace. O sérvio Novak Djokovic e o argentino Juan Martín del Potro jogam amanhã.
Já entre os brasileiros, todos perderam. Além de Marcos Daniel que eu já falei anteriormente, Bellucci, Thiago Alves e Franco Ferreiro perderam seus jogos. Thomas Bellucci enfrentou Martin Vassalo Arguello, perdeu o primeiro set, ganhou o segundo, mas no terceiro set quando estava empatado em 5/5, o paulista sentiu dores musculares e abandounou a partida. Já Thiago Alves(foto), que apesar de ter perdido no qualyfing entrou devido a desistência de um tenista alemão, perdeu para o tenista local Jeremy Chardy por 6/2, 7/6 e 6/3.Porém, o brasileiro que esteve mais perto da vitória foi Franco Ferreiro que ganhou os dois primeiros sets contra Feliciano López mas levou a virada.
Os campeões da semana

Porém, semana passada, houve um torneio antes de Roland Garros, realizado na Áustria e o campeão foi o espanhol Guillermo Garcia Lopez. Na final ele derrotou o francês Benneteau de virada pelo placar de 3/6, 7/6 e 6/3.
Porém, no mesmo torneio, a dupla brasileira formada por Marcelo Melo e André Sá foi campeã, derrotando na final uma dupla romena. Em Roland Garros, eles são os cabeças-de-chave 10 e enfrentam uma dupla russa. Já o outro duplista brasileiro, Bruno Soares, que forma parceria com o tenista do Zimbábue Kevin Ullyet. Eles são a quinta dupla favorita ao título e enfrentam um dupla local.

Vamos agora para o ranking atualizado, onde os brasileiros não tiveram grandes mudanças no ranking.

RANKING ATUALIZADO 25/05/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Gael Monfils - FRA
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Fernando González - CHI
13. Marin Cilic - CRO
14. David Ferrer - ESP
15. David Nalbandian - ARG
16. James Blake - EUA
17. Tommy Robredo - ESP
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Radek Stepanek - TCH
20. Tomas Berdych - TCH
BRASILEIROS
97. Marcos Daniel
117. Thiago Alves
119. Thomas Bellucci
157. Ricardo Hocevar
185. Franco Ferreiro
203. Ricardo Mello
222. João Souza "Feijão"
229. André Ghem
235. Daniel Silva
246. Caio Zampieri


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ele perdeu

Demorou, mas alguém conseguiu derrotar novamente Nadal no saibro. Confesso que quando vi Djokovic perder três match points e depois a partida, pensei que não ia ser agora que o espanhol ia perder. Mas não foi o que aconteceu. Federer voltou a derrotar Nadal em um jogo sem muita emoção. Acredito que essa derrota veio por causa do jogo do dia anterior, quando Nadal ganhou mas ficou muito cansado fisicamente, porém mais ainda mentalmente. Já Federer tinha vindo de um jogo fácil contra Del Potro. Na final, Federer ganhou por duplo 6/4.

Os brasileiros pelo mundo

Nessa semana, o ranking brasileiro teve uma grande mudança, pois o paulista Thomas Bellucci agora é o número 3 do Brasil, já o número 1 é Marcos Daniel, que nessa semana foi campeão do Challenger realizado em Zagreb, na Croácia e agora é o único top 100 do Brasil, no posto de número 96, já o número 2 é Thiago Alves. Falando nos brasucas, Thomas Bellucci acabou de perder na primeira rodada do torneio realizado na Áustria, em Kitzbuhel, para o tenista da casa Koellerer por duplo 6/4. O brasileiro está participando desse campeonato visando Roland Garros, onde é o único brasileiro já garantido na chave principal do Gran Slam.

Os campeonatos pela semana

O único campeonato ATP realizado na semana, é exatamente o que está ocorrendo na Áustria, onde o atual campeão Juan Martin del Potro, não irá jogar. O principal cabeça-de-chave é o russo Davydenko, já o segundo candidato ao título é o tenista da casa Jurgen Melzer. Já o único brasileiro no campeonato, Thomas Bellucci, acabou de ser derrotado, assim como eu disse anteriormente.

O ranking

Já no ranking, Federer diminui a diferença de Nadal e os brasileiros inverteram as posições.Aí vai o ranking atualizado:

RANKING ATUALIZADO 18/05/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro -ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - FRA
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Nikolay Davydenko - RUS
11. Gael Monfils - FRA
12. Fernando González - CHI
13. Marin Cilic - CRO
14. David Ferrer - ESP
15. David Nalbandian - ARG
16. James Blake - EUA
17. Tommy Robredo - ESP
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Radek Stepanek - TCH
20. Tomas Berdych - TCH
BRASILEIROS
96. Marcos Daniel
118. Thiago Alves
120. Thomas Bellucci
159. Ricardo Hocevar
186. Franco Ferreiro
199. Ricardo Mello
223. João Souza "Feijão"
228. André Ghem
231. Daniel Silva
243. Caio Zampieri

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como havia prometido, aí está o ranking

Vou fazendo aqui uma micropostagem só com o ranking atualizado, lembrando que o Brasil mais uma vez está sem um top 100. Aaahh... e eu tenho uma ótima notícia para os brasileiros: o Brasil vai enfrentar o Equador (não muito difícil) e em casa!!!! Temos grandes chances de retornar ao grupo mundial.

RANKING ATUALIZADO 13/05/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Gael Monfils - FRA
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Fernando González - CHI
13. David Ferrer - ESP
14. Marin Cilic - CRO
15. David Nalbandian - ARG
16. James Blake - EUA
17. Tommy Robredo -ESP
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Radek Stepanek - TCH
20. Marat Safin - RUS
BRASILEIROS
117. Thomas Bellucci
118. Marcos Daniel
121. Thiago Alves
168. Franco Ferreiro
169. Ricardo Hocevar
199. Ricardo Mello
220. André Ghem
221. João Souza "Feijão"
242. Daniel Silva
248. Caio Zampieri

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mais uma vez nos playoffs!

Repetindo o feito do ano passado, o Brasil mais uma vez passou para os playoffs dos Grupo Mundial com vitória sobre a Colômbia. Agora torceremos para o Brasil só em setembro quando o jogo pode ser contra Chile, Equador, mas pelo menos nos livramos de rivais perigosos como Suíça e Sérvia. A vitória já veio nos três primeiros jogos com um jogo super dramático da nossa dupla André Sá e Marcelo Melo. Os brasileiros fizeram 2 sets a 0 mas deixaram os colombianos empatarem, mas no quinto e decisivo set, eles acordaram e conseguiram garantir a classificação.
Os campeões da semana

Na Sérvia, no torneio de Belgrado, o tenista da casa Novak Djokovic ganhou o torneio e na final, derrotou o polonês Lukasz Kubot por 6/3 e 7/6. Mas Novak perdeu o posto de número 3 para o britânico Andy Murray.
Já no torneio realizado em Estoril, Portugal, o campeão foi o espanhol Albet Montañes, que na final derrotou o americano James Blake de virada pelo placar de 5/7, 7/6 e 6/0. Para a conquista, Montañes teve que salvar dois match points e com isso, subiu sete posições no ranking.
Já no ATP de Munique, o campeão foi o tcheco Berdych, que na final derrotou o russo Youzhny por 6/4, 4/6 e 7/6. A maioria dos campeões, como você pode perceber, não tem tanta expressão no tênis mundial, isso porque a maioria dos grandes tenistas estavam duelando na Copa Davis como por exemplo o Nadal.
Já nessa semana, o único campeonato nível ATP é o Master 1000 de Madrid, realizado no saibro e onde mais uma vez, Nadal é o maior favorito. Hoje eu não vou colocar o ranking atualizado porque fiz prova de tarde e estou muito cansado, mas prometo que nessa semana, talvez amanhã, eu crie uma nova postagem só com o ranking. Peço desculpas mas eu também sou humano!!!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Copa Davis

Amanhã começam os jogos da segunda rodada da Copa Davis, onde teremos vários bons jogos mais uma vez, mas o principal é que poderemos torcer pelo nosso Brasil. O Brasil, que não jogou na rodada anterior por ser o cabeça-de-chave 1, enfrentará a Colômbia em Tunja, com uma altitude de 3 mil metros e que na primeira rodada derrotou o Uruguai facilmente por 5 a 0. Quem vencer o confronto irá para os playoffs do Grupo Mundial. O mesmo acontece no jogo entre Equador, que joga em casa, e Peru, cabeça-de-chave número 2.
Já pelo Grupo Mundial, a Argentina enfrenta fora de casa a Rep. Tcheca; os Estados Unidos enfrentam a Croácia; Israel pega a Rússia e a Espanha enfrenta a Alemanha, e todos esse jogos serão válidos pelas quartas-de-final.

Campeonatos pela semana

Os torneios realizados nessa semana estão chegando nas quartas-de-final e todos são ATPs 250, além dos torneios menores como os Challengers e Futures. No torneio realizado em Munique, na Alemanha, quase todos os jogos das quartas-de-final estão definidos. Daniel Brands, da Alemanha, enfrenta o italiano Potito Starace; Youzhny enfrenta o francês Mathieu; e outro francês, Jeremy Chardy, pega o principal candidato ao título, o croata Marin Cilic. O único confronto não definido foi o que já tem garantido o tcheco Berdych e ele vai enfrentar o vencedor do jogo entre Hewitt e De Bakker.
Já em Estoril, os confrontos serão: Fish x Davydenko; Capdeville x Oscar Hernandez. Já os outros dois confrontos ainda não estão definidos. Blake espera o vencedor entre Monaco e Serra, já Montañes deve enfrentar Simon, que é o principal cabeça-de-chave do torneio, mas para isso, ele tem que passar pelo italiano Fogninini.
Já em Belgrado, na Sérvia, o principal tenista do campeonato, Djokovic, irá enfrentar o seu compatriota Viktor Troicki; o belga Vliegen enfrenta o polonês Kubot. Mas o duelo mais surpreendente para nós brasileiros é o do italiano Seppi contra o brasileiro Marcos Daniel, que nas duas primeiras rodadas derrotou dois ex-top 10: o argentino Cañas e o croata Ljubicic. Lembramos que Daniel não jogará a Davis, por causa de um atrito com o patrocinador da seleção.
O outro confronto das quartas-de-final na Sérvia será entre os vencedores dos jogos entre os tenistas Ivo Karlovic x Brian Dabul e Cipolla x Clement

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Rei do saibro

Nadal está mostrando que esse realmente é o ano dele e que vai demorar para alguém derrotá-lo, principalmente no saibro. Ele está há 30 partidas sem perder e conquistou o terceiro título seguido nesse piso. Com o título, ele disparou ainda mais no ranking, rompendo a barreira dos 15 mil pontos. Na final ele derrotou o atual campeão do torneio, Novak Djokovic, por 7/6 e 6/2.
Os brasileiros pelo mundo

Semana passada, os brasileiros tiveram boas e más noticias. Thomas Bellucci não conseguiu passar da primeira fase do Master 1000 de Roma e com isso perdeu 24 posições no ranking, mas permaneceu no Top 100. Ele agora já está concentrado na Colômbia onde vai jogar a Copa Davis. Já os brasileiros Thiago Alves e João Souza chegaram na semifinal de torneios Challengers. Thiago Alves esteve no Challenge de Rhodes, na Grécia, e só perdeu nas semis para o alemão Simon Stadler. Já o Feijão, como é conhecido aqui no Brasil, perdeu também nas semifinais em Pereira, na Colômbia, para Alejandro Falla, que estará no confronto do Brasil na Davis.
Thiago Alves será o cabeça-de-chave número 5 do Challenger realizado em Israel e irá enfrentar na primeira rodada o turco Marsel Ilhan.

Campeonatos ATP pela semana

Os campeonatos pela semana serão realizados na Sérvia, na Alemanha e em Portugal. Em Belgrado na Sérvia, os principais cabeças-de-chave são o tenista da casa Novak Djokovic e o croata Ivo Karlovic. O brasileiro Marcos Daniel está garantido na chave principal e enfrenta o argentino Guilhermo Cañas. Em Munique, os principais cabeças-de-chave são o chileno Fernando González e o croata Marin Cilic. Já em Portugal, realizado na cidade de Estoril, os principais jogadores são o francês Gilles Simon e o russo Nikolay Davydenko. Ricardo Hocevar passou pelo qualy e também está garantido na chave principal. Já nas duplas, a favorita para esse torneio é a formada por Bruno Soares e o seu parceiro Kevin Ullyett.

O ranking

Com o título em Roma, Nadal abriu uma grande vantagem em relação a Federer, são quase 5 mil pontos. Thomas Bellucci depencou 24 posições e Thiago Alves é o mais novo número 2 do Brasil. O brasileiro que mais subiu foi João Souza, o Feijão, que subiu 23 posições. Agora vamos ao ranking atualizado:

RANKING ATUALIZADO 04/05/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Fernando Verdasco - ESP
8. Gilles Simon - FRA
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Gael Monfils - FRA
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Fernando González - CHI
13. Stanilas Wawrinka - SUI
14. David Ferrer - ESP
15. Marin Cilic - CRO
16. James Blake - EUA
17. Radek Stepanek - TCH
18. Tommy Robredo - ESP
19. David Nalbandian - ARG
20. Marat Safin - RUS
BRASILEIROS
96. Thomas Bellucci
119. Thiago Alves
120. Marcos Daniel
168.Franco Ferreiro
170. Ricardo Hocevar
200. Ricardo Mello
212. André Ghem
224. João Souza "Feijão"
246. Daniel Silva
253. Caio Zampieri

Aproveitando a postagem, vou dando uma dica para vocês que realmente gostam de tênis. Nesse fim de semana eu participei de "joguinhos" que envolvem tênis. Você tenta adivinhar o resultado do torneio e pode ganhar prêmios. Aqui é um blog do globoesporte.com onde esses palpites são só brincadeira, não da prêmios mas tem o ranking para você saber como você está. Clique aqui para ver o regulamento. Já no site da ATP, tem outro onde você pode ganhar dois ingressos para o Master Cup realizado em Londres.