sexta-feira, 29 de maio de 2009

O meu mês - maio

Vou inaugurar hoje uma nova sessão aqui no blog. Ela vai ser chamada de "O meu mês" e, assim como diz o título, vai resumir como foi o meu mês em relação ao tênis. Como o mês já está terminando e eu não jogarei mais nesse mês, então vou começar com resumo do mês de maio.
Nesse mês de maio eu joguei cinco jogos pra valer, um deles pelo ranking do meu clube e outros quatro por um confronto entre academias: Recife Tênis Clube (a minha) x Platinum Tênis - RN, todos eles realizados no lugar onde eu treino.
O primeiro jogo do mês foi contra Vital Mendonça, válido pelo ranking do meu clube. Eu já havia enfrentado ele no campeonato interno da minha academia e havia ganhado por 6/4, mas ele foi campeão e eu fui derrotado nas quartas-de-final. No jogo desse mês, ele ganhou o primeiro set por 6/4, sendo que eu não joguei bem. Já no segundo set, ele abriu 5/2 de vantagem e foi ai que eu "acordei" e consegui virar o jogo e ganhar o set por 7/5, conseguindo chegar em bolas dificílimas e fazer belíssimos pontos. Mas no último e decisivo set, resolvido em um super tie-braker, eu vacilei em alguns pontos e perdi por 10/7.
Já nos dias 16 e 17 de maio, eu enfrentei tenistas potiguares que vieram de Natal para jogar aqui. Joguei 4 jogos, com três vitórias e uma derrota. Todas as fotos dessa postagem são desse confronto de academias.
Já no último fim de semana comprei minha nova raquete, uma Wilson K Factor - Six One com 289 gramas de peso, dez a mais do que a minha anterior e isso foi sentido por mim que tive uma leve dor no pulso, nada demais.

Expectativas para o mês de junho

Próximo mês, irei provavelmente disputar mais jogos do que nesse mês. Isso porque dia 6 de junho, eu viajo para Natal, enfrentar a mesma academia que veio nos enfrentar, sendo que agora é em terrritório adversário. Já no dia 26, começa o torneio realizado em outra academia, mas em Recife. Esse torneio foi aquele em que eu conquistei o meu primeiro título, no final de abril. Já no dia 28, dia que o campeonato termina, eu viajo para Teresina passar as férias, mas ainda estou pensando se vou disputar um campeonato realizado lá.

Resumo do mês (maio)

5 jogos
3 vitórias
2 derrotas


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Começou Rolanga!

Começou ontem o segundo Grand Slam da temporada, realizado no tradicional saibro parisense de Roland Garros. O atual tetracampeão, Rafael Nadal, derrotou Marcos Daniel, o tenista número 1 do Brasil por 7/5, 6/4 e 6/3, mostrando realmente a sua superioridade. Na próxima rodada, ele enfrenta o russo Gabashvili que derrotou o compatriota Kunitsyn por 6/7,7/6, 6/3 e 6/1. Já Federer, derrotou o espanhol Alberto Martín com facilidade por 6/4, 6/3 e 6/2. O suiço enfrentará o argentino José Acasuso que também passou por um espanhol. O número 3 do mundo, Murray, passou pelo argentino Chela e enfrentará o italiano Starace. O sérvio Novak Djokovic e o argentino Juan Martín del Potro jogam amanhã.
Já entre os brasileiros, todos perderam. Além de Marcos Daniel que eu já falei anteriormente, Bellucci, Thiago Alves e Franco Ferreiro perderam seus jogos. Thomas Bellucci enfrentou Martin Vassalo Arguello, perdeu o primeiro set, ganhou o segundo, mas no terceiro set quando estava empatado em 5/5, o paulista sentiu dores musculares e abandounou a partida. Já Thiago Alves(foto), que apesar de ter perdido no qualyfing entrou devido a desistência de um tenista alemão, perdeu para o tenista local Jeremy Chardy por 6/2, 7/6 e 6/3.Porém, o brasileiro que esteve mais perto da vitória foi Franco Ferreiro que ganhou os dois primeiros sets contra Feliciano López mas levou a virada.
Os campeões da semana

Porém, semana passada, houve um torneio antes de Roland Garros, realizado na Áustria e o campeão foi o espanhol Guillermo Garcia Lopez. Na final ele derrotou o francês Benneteau de virada pelo placar de 3/6, 7/6 e 6/3.
Porém, no mesmo torneio, a dupla brasileira formada por Marcelo Melo e André Sá foi campeã, derrotando na final uma dupla romena. Em Roland Garros, eles são os cabeças-de-chave 10 e enfrentam uma dupla russa. Já o outro duplista brasileiro, Bruno Soares, que forma parceria com o tenista do Zimbábue Kevin Ullyet. Eles são a quinta dupla favorita ao título e enfrentam um dupla local.

Vamos agora para o ranking atualizado, onde os brasileiros não tiveram grandes mudanças no ranking.

RANKING ATUALIZADO 25/05/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Gael Monfils - FRA
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Fernando González - CHI
13. Marin Cilic - CRO
14. David Ferrer - ESP
15. David Nalbandian - ARG
16. James Blake - EUA
17. Tommy Robredo - ESP
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Radek Stepanek - TCH
20. Tomas Berdych - TCH
BRASILEIROS
97. Marcos Daniel
117. Thiago Alves
119. Thomas Bellucci
157. Ricardo Hocevar
185. Franco Ferreiro
203. Ricardo Mello
222. João Souza "Feijão"
229. André Ghem
235. Daniel Silva
246. Caio Zampieri


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ele perdeu

Demorou, mas alguém conseguiu derrotar novamente Nadal no saibro. Confesso que quando vi Djokovic perder três match points e depois a partida, pensei que não ia ser agora que o espanhol ia perder. Mas não foi o que aconteceu. Federer voltou a derrotar Nadal em um jogo sem muita emoção. Acredito que essa derrota veio por causa do jogo do dia anterior, quando Nadal ganhou mas ficou muito cansado fisicamente, porém mais ainda mentalmente. Já Federer tinha vindo de um jogo fácil contra Del Potro. Na final, Federer ganhou por duplo 6/4.

Os brasileiros pelo mundo

Nessa semana, o ranking brasileiro teve uma grande mudança, pois o paulista Thomas Bellucci agora é o número 3 do Brasil, já o número 1 é Marcos Daniel, que nessa semana foi campeão do Challenger realizado em Zagreb, na Croácia e agora é o único top 100 do Brasil, no posto de número 96, já o número 2 é Thiago Alves. Falando nos brasucas, Thomas Bellucci acabou de perder na primeira rodada do torneio realizado na Áustria, em Kitzbuhel, para o tenista da casa Koellerer por duplo 6/4. O brasileiro está participando desse campeonato visando Roland Garros, onde é o único brasileiro já garantido na chave principal do Gran Slam.

Os campeonatos pela semana

O único campeonato ATP realizado na semana, é exatamente o que está ocorrendo na Áustria, onde o atual campeão Juan Martin del Potro, não irá jogar. O principal cabeça-de-chave é o russo Davydenko, já o segundo candidato ao título é o tenista da casa Jurgen Melzer. Já o único brasileiro no campeonato, Thomas Bellucci, acabou de ser derrotado, assim como eu disse anteriormente.

O ranking

Já no ranking, Federer diminui a diferença de Nadal e os brasileiros inverteram as posições.Aí vai o ranking atualizado:

RANKING ATUALIZADO 18/05/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro -ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - FRA
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Nikolay Davydenko - RUS
11. Gael Monfils - FRA
12. Fernando González - CHI
13. Marin Cilic - CRO
14. David Ferrer - ESP
15. David Nalbandian - ARG
16. James Blake - EUA
17. Tommy Robredo - ESP
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Radek Stepanek - TCH
20. Tomas Berdych - TCH
BRASILEIROS
96. Marcos Daniel
118. Thiago Alves
120. Thomas Bellucci
159. Ricardo Hocevar
186. Franco Ferreiro
199. Ricardo Mello
223. João Souza "Feijão"
228. André Ghem
231. Daniel Silva
243. Caio Zampieri

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como havia prometido, aí está o ranking

Vou fazendo aqui uma micropostagem só com o ranking atualizado, lembrando que o Brasil mais uma vez está sem um top 100. Aaahh... e eu tenho uma ótima notícia para os brasileiros: o Brasil vai enfrentar o Equador (não muito difícil) e em casa!!!! Temos grandes chances de retornar ao grupo mundial.

RANKING ATUALIZADO 13/05/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Gael Monfils - FRA
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Fernando González - CHI
13. David Ferrer - ESP
14. Marin Cilic - CRO
15. David Nalbandian - ARG
16. James Blake - EUA
17. Tommy Robredo -ESP
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Radek Stepanek - TCH
20. Marat Safin - RUS
BRASILEIROS
117. Thomas Bellucci
118. Marcos Daniel
121. Thiago Alves
168. Franco Ferreiro
169. Ricardo Hocevar
199. Ricardo Mello
220. André Ghem
221. João Souza "Feijão"
242. Daniel Silva
248. Caio Zampieri

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mais uma vez nos playoffs!

Repetindo o feito do ano passado, o Brasil mais uma vez passou para os playoffs dos Grupo Mundial com vitória sobre a Colômbia. Agora torceremos para o Brasil só em setembro quando o jogo pode ser contra Chile, Equador, mas pelo menos nos livramos de rivais perigosos como Suíça e Sérvia. A vitória já veio nos três primeiros jogos com um jogo super dramático da nossa dupla André Sá e Marcelo Melo. Os brasileiros fizeram 2 sets a 0 mas deixaram os colombianos empatarem, mas no quinto e decisivo set, eles acordaram e conseguiram garantir a classificação.
Os campeões da semana

Na Sérvia, no torneio de Belgrado, o tenista da casa Novak Djokovic ganhou o torneio e na final, derrotou o polonês Lukasz Kubot por 6/3 e 7/6. Mas Novak perdeu o posto de número 3 para o britânico Andy Murray.
Já no torneio realizado em Estoril, Portugal, o campeão foi o espanhol Albet Montañes, que na final derrotou o americano James Blake de virada pelo placar de 5/7, 7/6 e 6/0. Para a conquista, Montañes teve que salvar dois match points e com isso, subiu sete posições no ranking.
Já no ATP de Munique, o campeão foi o tcheco Berdych, que na final derrotou o russo Youzhny por 6/4, 4/6 e 7/6. A maioria dos campeões, como você pode perceber, não tem tanta expressão no tênis mundial, isso porque a maioria dos grandes tenistas estavam duelando na Copa Davis como por exemplo o Nadal.
Já nessa semana, o único campeonato nível ATP é o Master 1000 de Madrid, realizado no saibro e onde mais uma vez, Nadal é o maior favorito. Hoje eu não vou colocar o ranking atualizado porque fiz prova de tarde e estou muito cansado, mas prometo que nessa semana, talvez amanhã, eu crie uma nova postagem só com o ranking. Peço desculpas mas eu também sou humano!!!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Copa Davis

Amanhã começam os jogos da segunda rodada da Copa Davis, onde teremos vários bons jogos mais uma vez, mas o principal é que poderemos torcer pelo nosso Brasil. O Brasil, que não jogou na rodada anterior por ser o cabeça-de-chave 1, enfrentará a Colômbia em Tunja, com uma altitude de 3 mil metros e que na primeira rodada derrotou o Uruguai facilmente por 5 a 0. Quem vencer o confronto irá para os playoffs do Grupo Mundial. O mesmo acontece no jogo entre Equador, que joga em casa, e Peru, cabeça-de-chave número 2.
Já pelo Grupo Mundial, a Argentina enfrenta fora de casa a Rep. Tcheca; os Estados Unidos enfrentam a Croácia; Israel pega a Rússia e a Espanha enfrenta a Alemanha, e todos esse jogos serão válidos pelas quartas-de-final.

Campeonatos pela semana

Os torneios realizados nessa semana estão chegando nas quartas-de-final e todos são ATPs 250, além dos torneios menores como os Challengers e Futures. No torneio realizado em Munique, na Alemanha, quase todos os jogos das quartas-de-final estão definidos. Daniel Brands, da Alemanha, enfrenta o italiano Potito Starace; Youzhny enfrenta o francês Mathieu; e outro francês, Jeremy Chardy, pega o principal candidato ao título, o croata Marin Cilic. O único confronto não definido foi o que já tem garantido o tcheco Berdych e ele vai enfrentar o vencedor do jogo entre Hewitt e De Bakker.
Já em Estoril, os confrontos serão: Fish x Davydenko; Capdeville x Oscar Hernandez. Já os outros dois confrontos ainda não estão definidos. Blake espera o vencedor entre Monaco e Serra, já Montañes deve enfrentar Simon, que é o principal cabeça-de-chave do torneio, mas para isso, ele tem que passar pelo italiano Fogninini.
Já em Belgrado, na Sérvia, o principal tenista do campeonato, Djokovic, irá enfrentar o seu compatriota Viktor Troicki; o belga Vliegen enfrenta o polonês Kubot. Mas o duelo mais surpreendente para nós brasileiros é o do italiano Seppi contra o brasileiro Marcos Daniel, que nas duas primeiras rodadas derrotou dois ex-top 10: o argentino Cañas e o croata Ljubicic. Lembramos que Daniel não jogará a Davis, por causa de um atrito com o patrocinador da seleção.
O outro confronto das quartas-de-final na Sérvia será entre os vencedores dos jogos entre os tenistas Ivo Karlovic x Brian Dabul e Cipolla x Clement

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Rei do saibro

Nadal está mostrando que esse realmente é o ano dele e que vai demorar para alguém derrotá-lo, principalmente no saibro. Ele está há 30 partidas sem perder e conquistou o terceiro título seguido nesse piso. Com o título, ele disparou ainda mais no ranking, rompendo a barreira dos 15 mil pontos. Na final ele derrotou o atual campeão do torneio, Novak Djokovic, por 7/6 e 6/2.
Os brasileiros pelo mundo

Semana passada, os brasileiros tiveram boas e más noticias. Thomas Bellucci não conseguiu passar da primeira fase do Master 1000 de Roma e com isso perdeu 24 posições no ranking, mas permaneceu no Top 100. Ele agora já está concentrado na Colômbia onde vai jogar a Copa Davis. Já os brasileiros Thiago Alves e João Souza chegaram na semifinal de torneios Challengers. Thiago Alves esteve no Challenge de Rhodes, na Grécia, e só perdeu nas semis para o alemão Simon Stadler. Já o Feijão, como é conhecido aqui no Brasil, perdeu também nas semifinais em Pereira, na Colômbia, para Alejandro Falla, que estará no confronto do Brasil na Davis.
Thiago Alves será o cabeça-de-chave número 5 do Challenger realizado em Israel e irá enfrentar na primeira rodada o turco Marsel Ilhan.

Campeonatos ATP pela semana

Os campeonatos pela semana serão realizados na Sérvia, na Alemanha e em Portugal. Em Belgrado na Sérvia, os principais cabeças-de-chave são o tenista da casa Novak Djokovic e o croata Ivo Karlovic. O brasileiro Marcos Daniel está garantido na chave principal e enfrenta o argentino Guilhermo Cañas. Em Munique, os principais cabeças-de-chave são o chileno Fernando González e o croata Marin Cilic. Já em Portugal, realizado na cidade de Estoril, os principais jogadores são o francês Gilles Simon e o russo Nikolay Davydenko. Ricardo Hocevar passou pelo qualy e também está garantido na chave principal. Já nas duplas, a favorita para esse torneio é a formada por Bruno Soares e o seu parceiro Kevin Ullyett.

O ranking

Com o título em Roma, Nadal abriu uma grande vantagem em relação a Federer, são quase 5 mil pontos. Thomas Bellucci depencou 24 posições e Thiago Alves é o mais novo número 2 do Brasil. O brasileiro que mais subiu foi João Souza, o Feijão, que subiu 23 posições. Agora vamos ao ranking atualizado:

RANKING ATUALIZADO 04/05/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Fernando Verdasco - ESP
8. Gilles Simon - FRA
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Gael Monfils - FRA
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Fernando González - CHI
13. Stanilas Wawrinka - SUI
14. David Ferrer - ESP
15. Marin Cilic - CRO
16. James Blake - EUA
17. Radek Stepanek - TCH
18. Tommy Robredo - ESP
19. David Nalbandian - ARG
20. Marat Safin - RUS
BRASILEIROS
96. Thomas Bellucci
119. Thiago Alves
120. Marcos Daniel
168.Franco Ferreiro
170. Ricardo Hocevar
200. Ricardo Mello
212. André Ghem
224. João Souza "Feijão"
246. Daniel Silva
253. Caio Zampieri

Aproveitando a postagem, vou dando uma dica para vocês que realmente gostam de tênis. Nesse fim de semana eu participei de "joguinhos" que envolvem tênis. Você tenta adivinhar o resultado do torneio e pode ganhar prêmios. Aqui é um blog do globoesporte.com onde esses palpites são só brincadeira, não da prêmios mas tem o ranking para você saber como você está. Clique aqui para ver o regulamento. Já no site da ATP, tem outro onde você pode ganhar dois ingressos para o Master Cup realizado em Londres.