segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Os melhores do ano

Pra fechar o blog durante esse ano de 2009, vou fazer uma lista simples dos melhores do ano, como por exemplo o melhor tenista, melhor jogo, etc. Ai vaí:

Melhor jogador: Roger Federer

Melhor jogadora: Serena Williams

Melhor jogo: Rafael Nadal x Roger Federer (final do Australian Open e que inclusive terminou com o suúço chorando)

A maior zebra: Robin Soderling (derrotou Nadal em Roland Garros e acabou com a longa invencibilidade do espanhol no campeonato)

A maior revelação: Melanie Oudin (no US Open)

A(s) maior(es) ausência(s): Sharapova e Ivanovic (deixam as quadras e os jogos mais feios, se é que vocês me entendem)

O grande retorno: Kim Clijsters (depois de um longo tempo aposentada, a ex-número 1 do mundo voltou e conquistou o US Open)

A aposentadoria: Marat Safin (o ex-número 1 vai fazer falta)

A maior decepção: O Brasil na repescagem da Copa Davis contra o Equador

Melhor tenista brasileiro: Thomaz Bellucci

Melhor blog de tênis: Saque e voleio (globoesporte.com)

Melhor twitter de tênis: Fernando Meligeni (@meligeni) e Marcelo Melo (@girafamelo)

Esse foi o último post de 2009, então feliz natal para todos vocês, feliz ano novo e um ótimo 2010.Em janeiro vou estar aqui de volta!

Altos e baixos

No meu ano de 2009, tive altos e baixos na vida tenística e isso foi bem definido nos dois semestres. No primeiro, fiz bons treinos e inclusive participei bem de campeonatos e em um deles conquistei um título: Copa STC, categoria 16 anos, em abril. Em julho, quando fui pra Teresina, fiz alguns jogos por la, todos amistosos, e consegui vencer todos, o que já era esperado já que todos os meus adversários tinham um nível menor do que o meu. Porém, ao voltar para Recife, dicidi parar um pouco com os treinos (sei lá por qual motivo) e fiquei em casa durante alguns meses.
Por causa dessa parada perdi alguns campeonatos (como a primeira etapa do campeonato pernambucano) e também o ritmo de jogo. No começo de novembro, decidi voltar a jogar e a escrever no blog, o que eu também havia deixado de lado e logo na minha primeira semana da volta, participei de um campeonato 5ª classe, o meu primeiro nesse nível. Mesmo com a falta de ritmo, decidi enfrentar esse campeonato mas acabei perdendo facilmente.
Depois, voltei a treinar mais forte e participei de outros dois campeonatos, que acontecerão há pouco tempo e praticamente juntos. O primeiro deles foi o pernambucano, que eu me inscrevi nas categorias 5ª classe e 16 anos. Nessa por idade, não houve o número suficiente de participantes e por causa disso não houve competição. Já na categoria por classe, eu enfrentei um adversário até pior do que eu, mas por causa do nervosismo e dos sucessivos erros acabei perdendo por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 2/6 e 10/7.
O outro campeonato foi no Squash Tennis Center e também só disputei na 5ª classe. Cai no "grupo da morte" mas fiz bons jogos. Saí com o saldo de duas vitórias e duas derrotas, mas essas duas foram exatamente para o vice e para o campeão do torneio, por isso meu grupo foi chamado assim.
Daqui para o final do ano, vou fazer só mais um treino e talvez mais um amistoso, mas isso ainda tenho que combinar. Sexta-feira viajarei para minha terra natal, Teresina, e lá em 2010 devo fazer minha pré-temporada.

Igual a mim, o tênis brasileiro também viveu seus altos e baixos esse ano. Thomas Bellucci foi o responsável pelos altos, conquistando o vice-campeonato no Brasil Open e o título em Gstaad. Por causa dessa boa temporada, o paulista acabou o ano como número 36 do mundo e já está garantido no Australian Open do próximo ano. O seu primeiro campeonato na temporada 2010 será em Brisbane, também na Austrália e ele será cabeça-de-chave número 8. O torneio começa dia 3 de janeiro.
Já a maior decepção do ano para o tênis brasileiro foi, sem dúvida, a chance desperdiçada de disputar o Grupo Mundial da Davis próximo ano. O nosso time perdeu para o Equador, adversário possível de derrotar em pleno território.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Fim de ano

O ano de 2009 acabou pra mim, pelo menos nos campeonatos de tênis. O meu último torneio foi disputado no Squash Tennis Center, durante esse fim de semana e eu tive um desempenho regular, mas não cheguei nas quartas-de-final. Como coloquei aqui no blog no último post, cai no "grupo da morte", mas fiz boas partidas.
O meu primeiro jogo foi contra Luis Phillipe Gazzaneo e ganhei facilmente por 6/2, errando poucas bolas. O segundo jogo foi contra Ari Cadima, semifinalista estadual e atual vice-campeão dessa competição: o jogo terminou 6/1 pra ele e errei bem mais do que no jogo passado. A terceira partida foi contra o cabeça-de-chave 1 do torneio, Lucas Coutinho, que na semana passada conquistou o vice-campeonato estadual na 5ª classe. Joguei muito bem, mas a experiência em torneios nacionais dele fez a diferença e acabou me derrotando por 6/3. O quarto jogo eu venci por WO, infelizmente, já que Flávio Martins não compareceu.

Resumo do ano

Esse ano de 2009 teve altos e baixos, já que ei conquistei meu primeiro título, na categoria 16 anos na Copa STC, mas também parei de treinar, o que me deixou sem ritmo nesses três campeonatos que eu participei no segundo semestre.

Fim de 2009 e 2010


Vou continuar treinando até o fim de ano, quando viajarei para Teresina. Mesmo assim, lá irei jogar e se houver campeonatos, tentarei participar, mas em janeiro o número de torneios é escasso. Por isso, para o próximo ano espero conquistar mais títulos do que nessa temporada e espero que um deles seja na 5ª classe, para que eu possa subir de nível o mais rápido possível.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Copa STC


A minha chave e a programação saíram hoje no site e eu vou comentar sobre eles aqui nesse post. Tentei colocar a imagem da chave aqui, mas ela ficou em tamanho muito reduzido. O campeonato tem três grupos com cinco tenistas cada um e os dois primeiros de cada chave se classificam, além dos dois melhores terceiros colocados. Os jogos serão em um set normal.
A chave

No meu grupo têm dois tenistas que eu não conheço: Luis Phillipe Gazzaneo e Flávio Martins. Já os outros dois são Ari Cadima e Lucas Coutinho. O primeiro foi semifinalista do campeonato pernambucano e vice-campeão do torneio RTC. O segundo, Lucas, tem apenas 12 anos mas nesse ano conquistou o estadual na faixa etária dele e foi vice do estadual também na quinta classe, ou seja, os dois têm nível de quarta classe. Grupo é difícil, mas a classificação é possível!

Programação

Sexta-feira:
19h30 -> Luis Phillipe Gazzaneo

Sábado:
9h-> Ari Cadima
13h30-> Lucas Coutinho
15h-> Flávio Martins

Domingo:
9h-> Quartas
14h30-> Semi
15h45-> Final

Resumo


Classificação:
  • Os dois primeiros de cada grupo
  • Os dois melhores terceiros colocados
Participantes do meu grupo
  • Luis Phillipe Gazzaneo: não conheço
  • Flávio Martins: não conheço
  • Ari Cadima: semifinalista estadual e vice-campeão Copa RTC; nível de 4ª classe
  • Lucas Coutinho: campeão estadual por idade (12 anos); vice-campeão estadual 5ª classe; nível de 4ª classe; favorito do grupo