segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sem campeões famosos, mas com muitas notícias

Essa semana que passou, não teve campeões famosos, já que Wimbledon só termina no próximo domingo, mas houveram campeões em Challengers, que como eu disse anteriormente, não são famosos. Em Reggio Emila, na Itália, o campeão foi o italiano Paolo Lorenzi, número 203 do mundo. Já em Constanta, na Romênia, o tenista que levantou o troféu de campeão foi o esloveno Blaz Kavicic que é número 187 do mundo. Nesse campeonato, o brasileiro "Feijão" foi semifinalista, perdendo apenas para o campeão.

Brasileiros pelo mundo

Os principais tenistas brasileiros no Ranking de Entradas da ATP, estão disputando Challesngers. Os nossos três principais tenistas estão disputando um campeonato em Turin. Marcos Daniel, cabeça-de-chave 7 enfrentará o tcheco Jiri Vanek (182), Thiago Alves pega o tenista da casa Alessio Di Mauro (151), já Thomas Bellucci enfrenta o também italiano Marco Crugnola (176). Caso Bellucci avance, pode enfrentar o cabeça-de-chave 2 do torneio, o italiano Potito Starace (80). Existe a possibilidade de Thiago e Thomas se enfrentarem nas quartas-de-final.
Outro brasileiro, Ricardo Mello jogará no Challenger de Winnetka, nos Estados Unidos, e enfrentará o australiano Carsten Ball (190), mas não terá vida fácil, pois se avançar vai enfrentar o principal candidato ao título, que é o americano John Isner (97).
Já nas duplas, Bruno Soares garantiu hoje a vaga nas quartas-de-final de Wimbledon junto com o seu parceiro Kevin Ullyett.

Wimbledon

Já em Wimbledon, quase todos os jogos das quartas-de-final já estão definidos. Federer, o principal candidato ao título, terá pela frente um jogo difícil, pois enfrenta o gigante croata e ótimo sacador Ivo Karlovic. Djokovic enfrenta o alemão Tommy Haas. O australiano Hewitt espera o vencedor do confronto entre Berdych e Roddick, já Juan Carlos Ferrero espera o vencedor entre Wawrinka e Murray que no momento está 6/2, 3/6 e 2/2.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Wimbledon e challengers

Como já está virando tradição, vamos falar hoje sobre o que está acontecendo na semana, em Wimbledon e nos challengers. Vamos começar falando de torneio menores, ou seja, os challengers, que nessa semana estão sendo realizados em Reggio Emilia, na Itália, e em Constanta, na Romênia, ambos com participação de brasileiros.
No torneio realizado na Itália, o único brasileiro presente era Marcos Daniel, cabeça-de-chave 2 do torneio e o principal tenista do nosso país no ranking da ATP. Porém, o gaúcho foi derrotado hoje nas quartas-de-final por um tenista argentino pro 6/3 e 6/1. Já no torneio realizado na Romênia, havia a presença de dois brasileiros: João Souza, o Feijão, e Rogério Dutra Silva. O primeiro está nas quartas-de-final e vai tentar a vaga na semi contra um tenista da República Tcheca. Já Rogerinho foi eliminado na segunda rodada por um tenista austríaco.

Wimbledon

Já em Wimbledon, não tivemos tantas zebras até agora. A maior delas e para mim, a única até agora, foi a derrota do argentino Juan Martín del Potro para o australiano ex-número 1 do mundo Hewitt. Além disso, tudo normal: Federer e Murray nas oitavas e Karlovic massacrando com os seus saques (hoje foram 46 contra Tsonga).
Entre os brasileiros, Thiago Alves foi eliminado na segunda rodada por Simon, como já era esperado, mas mesmo assim ele jogou bem e ainda chegou a ganhar o primeiro set. Já nas duplas, os brasileiros estão bem: Bruno Soares está nas oitavas-de-final com o seu parceiro Kevin Ullyett. No momento, a dupla mineira Marcelo Melo e André Sá estão enfrentando os sérvios Kas e Troicki e acabaram de perder o primeiro set pow 7/6. Também agora, Djokovic está vencendo o americano Mardy Fish por 6/4 e 4/3. Tomara que a nossa dupla consiga a virada!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ranking

Como ontem eu esqueci de colocar o ranking atualizado, vou postá-lo hoje, mas antes vale a pena dizer que os todos os brasileiros começaram bem em Wimbledon e passaram para a segunda fase. Thiago Alves em simples e Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá nas duplas avançaram para a segunda fase. Além disso, Marcos Daniel também ganhou a partida que ele disputou no Challenger de Reggio Emilia e avançou para a segunda fase. Agora, finalmente vamos ao ranking atualizado:

RANKING ATUALIZADO EM 24/06/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Fernando González - CHI
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Marin Cilic - CRO
14. Gael Monfils - FRA
15. Tommy Robredo - ESP
16. David Nalbandian - ARG
17. James Blake -EUA
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. Richard Gasquet - FRA
20. Thomas Berdych - TCH
BRASILEIROS
103. Marcos Daniel
118. Thiago Alves
131. Thomas Bellucci
152. Ricardo Hocevar
196. Ricardo Mello
208. Franco Ferreiro
223. João Souza "Feijão"
239. Caio Zampieri
252. Júlio Silva
260. André Ghem

terça-feira, 23 de junho de 2009

O maior de todos

Pessoal, desculpem pelo meu atraso na tradicional postagem das segundas-feiras, mas é que eu cheguei ontem em Teresina, depois de 17 horas de viagem e estava muito cansado. Mas hoje eu vou falar de tudo que eu iria falar ontem mais o que aconteceu hoje e ontem em Wimbledon. Vamos começar falando do mais tradicional campeonato de tênis: Wimbledon, que teve início ontem e sem muitas zebras na chave masculina.
Os principais cabeças-de-chave ganharam, como foi o caso de Federer, Djokovic, Verdasco, Roddick, Del Potro e Tsonga. Já Thiago Alves, único brasileiro na chave de simples do torneio inglês, ganhou hoje do veterano tenista romeno Andrei Pavel por 3 sets a 2. Ele enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Gilles Simon e o americano Bobby Reynolds.
Já Marcos Daniel, o principal tenista brasileiro no ranking da ATP, está no Challenger de Reggio Emilia como cabeça-de-chave número 2. Esse torneio é realizado no saibro italiano. Ele enfrentará o italiano Simone Vagnozzi(343).

Os campeões da semana

No sábado terminaram outros dois campeonatos realizados na grama como preparação para Wimbledon. Em Hertogenbosh, na Holanda, o campeão foi o alemão Benjamin Becker, que na final derrotou o tenista da casa Raemon Sluiter por 7/5 e 6/3. Antes disso, ele eliminou o cabeça-de-chave 1 Fernando Verdasco. Com o título, o alemão subiu 33 posições no ranking e agora é o número 49 do mundo.


Já no torneio realizado em Eastboune, na Inglaterra, o campeão foi o russo Dmitry Tursunov que na final derrotou o russo Dancevic por 6/3 e 7/6, confirmando o favoritismo, já que ele era o cabeça-de-chave 2 do torneio. Com isso, ele sobe 5 posições no ranking e agora ocupa o posto de número 22 do mundo.

sábado, 20 de junho de 2009

Resumão da semana

Essa semana começou com mais dois campeonatos realizados na grama, como preparação para Wimbledon que começa na próxima segunda-feira, dia 22. Um deles é realizado em Hertegenbosh (acho que é assim que se escreve), na Holanda. A final será entre o alemão Benjamin Becker(82) e o tenista da casa Raemon Sluiter(866). Já o outro campeonato é em Eastbourne, na Inglaterra, onde os finalistas são Frank Dancevic(126) do Canadá e o russo Dmitry Tursunov(27).
Também nessa semana, tivemos a divulgação das chaves de Wimbledon e boas e más notícias dos tenistas brasileiros. Vamos falar primeiro sobre os brasileiros. Começamos o quali de Wimbledon com nove participantes brasileiros, mas apenas dois chegaram na última rodada: Caio Zampieri e Thiago Alves, que perderam, fazendo com que o nosso país não tivesse nenhum representante no terceiro Grand Slam da temporada. Mas, com a desistência de Nadal, atual campeão e número 1 do mundo, Thiago Alves foi sorteado para substituí-lo e vai enfrentar 0 romeno Andrei Pavel.
Falando da desistência do espanhol, ao final de Wimbledon, nós poderemos ter o retorno de Federer como número 1 do mundo. Para isso ele tem que ser campeão.
Na segunda-feira voltarei a postar com as fotos dos campeões, o ranking atualizado, os brasileiros em Wimbledon e em challenger. A postagem deve acontecer mais tarde ou então na terça porque na segunda mais ou menos na hora do almoço estarei chegando em Teresina para passar as férias e disputar um campeonato no final de julho. Até mais!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Campeões na grama

Ontem aconteceram as primeiras finais dos torneios realizados na grama. Em Queens, na Inglaterra, o campeão foi o tenista da casa Andy Murray, que na final derrotou o americano James Blake por 7/5 e 6/4. Nesse mesmo campeonato, só que nas duplas, o Brasil foi muito bem representado pelos mineiros André Sá e Marcelo Melo que mais uma vez conquistaram o vice, repetindo o feito do ano passado.
Já em Halle, na Alemanha, o campeão foi também tenista da casa, Tommy Haas, que derrotou o cabeça-de-chave 2 do torneio, o sérvio Novak Djokovic por 6/3, 6/7 e 6/1.
Campeonatos da semana

Começaram hoje, outros dois campeonatos realizados na grama, como preparativo para Wimbledon que começa na próxima semana. O primeiro deles é realizado em St. Hertogenbosch, na Holanda. Os principais cabeças-de-chave são os espanhóis Fernando Verdasco e Tommy Robredo. Já em Eastbourne, os principais tenistas são os russos Andreev e Tursurnov.
Já nos challengers dessa semana, estão tendo dois campeonatos também: um na Polônia e outro na Itália. Na Polônia, os principais cabeças-de-chave são o francês Ouanna(120) e o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo(123). Em Milão, os mais bem colocados tenistas são o chileno Nicolas Massu(106) e o americano Odesnik(112). Nesse campeonato temos a presença do brasileiro Júlio Silva, mas ele já foi eliminado por um italiano.

Os brasileiros pelo mundo

Entre os brasileiros, oito deles estão disputando o quali de Wimbledon. Thiago Alves e Franco Ferreiro já estão na segunda fase, mas Rogério Dutra Silva, André Miele e Ricardo Mello já foram eliminados. Feijão, Caio Zampieri e Ricardo Hocevar tiveram seus jogos interrompidos por causa da chuva.


O ranking

Entre os tenistas top não houveram grandes mudanças na classificação do ranking. Já com os brasileiros, a maioria perdeu posições e com isso, o Brasil continua sem tenistas no top 100. Vamos ao ranking:

RANKING ATUALIZADO 15/06/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Fernando González - CHI
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Marin Cilic - CRO
14. Gael Monfils - FRA
15. Tommy Robredo - ESP
16. David Nalbandian - ARG
17. James Blake - EUA
18. Stanilas Wawrinka - SUI
19. David Ferrer - ESP
20. Richard Gasquet - FRA
BRASILEIROS
105. Marcos Daniel
120. Thiago Alves
134. Thomas Bellucci
149. Ricardo Hocevar
202. Ricardo Mello
210.
Franco Ferreiro
225. João Souza "Feijão"
235. André Ghem
246. Caio Zampieri
254. Júlio Silva

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Acontecimentos da semana

Vamos falar um pouco do que aconteceu nos campeonatos realizados nessa semana. Na Alemanha, no campeonato de Halle, o principal cabeça-de-chave e atual campeão, Roger Federer, desistiu de participar do campeonato, alegando cansaço devido aos jogos de Roland Garros. Com isso, o principal tenista participando do torneio é o sérvio Novak Djokovic, que está garantido nas quartas-de-final, já que acabou de ganhar do francês Serra. Ele vence quem sair do confronto entre Kiefer e Melzer. As outras partidas das quartas já estão definidas e para a felicidade da torcida, as maioria dos jogadores são alemães. Os confrontos são: Beck(ALE) X Kohlshcreiber(ALE); Haas(ALE) X Zverev (ALE); Becker (ALE) X Rochus(BEL).
Já no torneio de Queens, na Inglaterra, já temos dois jogos de quartas-de-final: Murray x López e Darcis x Ferrero. Blake enfrenta quem sair do confronto entre Youzhny, da Rússia, e o francês Gilles Simon. Já no outro jogo, Roddick enfrenta o crota Ivo Karlovic, os dois maiores sacadores do circuito.
Entre os brasileiros, o único tenista vivo em torneios é o número 4 do Brasil, Ricardo Hocevar venceu um jogo de mais de 3 horas sobre um tenista da Algéria. Agora ele vai enfrentar Luckzac, que eliminou Thomas Bellucci. Thiago Alves também foi eliminado,mas foi por sua desitência, pois segundo ele, estava com problemas estomacais. Porém, ele alegou que está bem e que já está pensando no quali de Wimbledon. Já na Eslováquia, João Souza, o "Feijão", também foi eliminado.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Começa a temporada da grama

Com o término de Roland Garros, os principais torneios ATP que vão acontecer serão realizados na grama, até o término de Wimbledon. Falando em Roland Garros, o campeonato desse ano foi muito bom, com muitas zebras e um novo campeão. Sem dúvida, a maior zebra de todas foi o sueco Robin Soderling que eliminou tenistas como Nadal, Davydenko e González, mas que na final não deu trabalho para o suíço Federer. Com esses resultados, Soderling subiu 13 posições no ranking e agora é o número 12. Já Federer, com o título diminui bastante a diferença para Nadal.
Além de ter conquistado mais um título na carreira, Federer entrou para a história. Ele é o maior vencedor de Grand Slams, empatado com Pete Sampras com 14 títulos. Esse era o único torneio desse nível que faltava para Roger e com isso ele também igualou André Agassi, conquistando todos os torneios Grand Slam e por causa disso, quem entregou o troféu para o suíço foi o tenista americano, como na foto abaixo.
Já entre as mulheres, a campeã foi a russa Kuznetsova que na final derrotou a sua compatriota número 1 do mundo por 6/4 e 6/2. Com isso, ela pula para a quinta posição do ranking feminino. O grande ponto positivo de Roland Garros entre as garotas foi a ótima volta de Maria Sharapova, que estava parda a nove meses, mas conseguiu chegar nas quartas-de-final. A russa, além de ser linda é uma ótima jogadora.
Já o fato negativo foi o de muitas tenistas top terem caído logo no começo do campeonato, como é o caso das sérvias Jankovic e Ivanovic e a americana Venus Williams. Ahh... e outro grande fato positivo das mulheres foi a beleza que muitas delas paresentavam, como é o caso de Ivanovic, Sharapova, Dementieva, Cibulkova, Woznicki e De Brito.

Brasileiros e campeonatos pelo mundo

Começaram hoje, dois campeonatos ATP 250 realizados na grama como preparação para Wimbledon, que começa dia 22 de junho e que não tem a participação de brasileiros. O primeiro deles é realizado na Inglaterra, em Queens, e tem como principais cabeças-de-chave, os tenistas Andy Murray(3), Andy Roddick (6), James Blake (16) e Marat Safin (23). O atual campeão, Rafael Nadal, não vai participar por causa de dores no joelho e está se poupando para Wimbledon, onde corre um pequeno risco de não jogar devido a essa contusão.
Já o outro campeonato é em Halle, na Alemanha, onde Federer defende o título e é o principal cabeça-de-chave. Já o outro principal tenista é o número 4 do mundo Novak Djokovic.
Já os brasileiros só irão jogar em torneios Challengers e realizados no saibro. Na Eslováquia, no torneio de Kosice, o único brasileiro é João Souza Feijão, que enfrenta Boris Pashanski, sérvio número 213 do mundo. Nesse torneio o principal cabeça-de-chave é o espanho,Santiago Ventura, número 122 do mundo.
Já no torneio realizado em Lugano na Suíça, o principal cabeça-de-chave é o tenista da casa e número 19 do mundo Stanilas Wawrinka e terá a presença de três brasileiros, dentre eles dois são cabeças-de-chave: Thiago Alves (cabeça 6) e Bellucci (cabeça 8). Já o outro brasileiro é Ricardo Hocevar que enfrentará Lamine Ouahab, da Algéria e que é o número 138 do mundo. Thiago Alves enfrenta Stephane Bohli, da Suíça e número 184, já Bellucci enfrenta Peter Luczak, número 167.

Ranking

Entre os tops, o que teve a maior subida foi Soderling que pulou do 23º posto para o 12º, González subiu 2 posições, já Monfils e Nalbandian caíram 4. Entre os brasileiros, não temos mas nenhum no top 100 já que Marcos Daniel caiu 5 posições e Bellucci despencou 15. Vamos ver agora o ranking atualizado.

RANKING ATUALIZADO 08/06/2209

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Andy Murray - ESC
4. Novak Djokovic - SER
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
10. Fernando González - CHI
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Robin Soderling - SUE
13. Marin Cilic - CRO
14. Gael Monfils - FRA
15. Tommy Robredo - ESP
16. James Blake - EUA
17. David Nalbandian - ARG
18. David Ferrer - ESP
19. Stanilas Wawrinka - SUI
20. Richard Gasquet - FRA
BRASILEIROS
102. Marcos Daniel
117. Thiago Alves
134. Thomas Bellucci
150. Ricardo Hocevar
178. Franco Ferreiro
200. Ricardo Mello
227. João Souza "Feijão"
237. André Ghem
243. Rogério Dutra
247. Caio Zampieri


sábado, 6 de junho de 2009

Total mudança de planos

No meu último post, falei que nesse mês de junho iria jogar mais do que no mês passado. Realmente isso era verdade, mas não é mais. Vou jogar pouquíssimos jogos nesse mês. A viagem para Natal foi adiada por causa do São João para os diaa 27 e 28 de junho, mesmo dia que o campeonato em que eu defendo o título irá acontecer. Mas eu não vou participar de nenhum desses, pois nesses dias eu já estarei em Teresina passando as minhas férias. Portanto, não vou jogar quase nenhum jogo nesse mês. Já em Teresina, estou pensando se vou ou não para um campeonato que tem la em julho. Estou com muita vontade de ir, mas ainda não sei. Caso participe, direi para vocês.
Já em Roland Garros, segundo torneio Grand Slam do ano e que termina amanhã, o Brasil ganhou dois vices e ambos nas duplas. O primeiro foi Marcelo Melo (o segundo na foto acima da esquerda para a direita) que conquistou o vice das duplas mistas com a americana Vania King. Já o outro vice campeão foi o tenista juvenil Guilherme Clezar ao lado de um tenista tailandês. Ele aparece em segundo na foto, também da esquerda para a direita.
Clezar que está tendo um ano fantástico, pois chegou nas oitavas-de-final do Banana Bowl, nas quartas-de-final em simples de Roland Garros, onde também conquistou o vice nas duplas. Em julho ele ainda vai disputar o torneio de Wimbledon, outro Grand Slam.