quarta-feira, 29 de abril de 2009

Meu título!

Como prometi na última postagem do blog, ontem, vou comentar o campeonato que eu disputei e em que fui campeão, conquistando meu primeiro título e troféu.
O campeonato foi bastante disputado e em pontos corridos. Eram apenas 5 participantes, mas todos mais velhos que eu, já que a maioria tinha 16 anos e eu 14. O primeiro jogo, realizado na sexta-feira dia 24, foi contra Rafael Milhomens, segundo colocado, e eu venci por 6/4. No mesmo dia eu enfrentaria Rafael Martinelli, mas ele não compareceu em nenhum dia do campeoanto e com isso, ganhei de WO. Já no sábado, jogando de manhã, eu perdi para André Felipe Pedrosa por 7/5. O meu jogo foi muito ruim em relação ao que eu joguei no dia anterior: errei demais. Já no domingo, dia da conquista, eu derrotei Diego Simon por 6/3 e com isso garanti o primeiro lugar.
Eu tenho a chance de conquistar o bicampeonato no mês de junho, mas antes tenho o Campeonato Pernambucano que deve acontecer em maio, mas ainda nada confirmado.
Vou deixando o site da academia onde fui campeão: http://squashtenniscenter.com.br/v3/

terça-feira, 28 de abril de 2009

Campeões da semana

Pela segunda semana seguida, o campeão da semana é o espanhol Rafael Nadal, que começou o ano arrasador, principalmente agora que começaram a ser realizados os torneios de saibro.
O espanhol conquistou o seu pentacampeonato seguido e agora em casa, no saibro de Barcelona. Na final ele reeditou a do ano passado quando enfrentou o seu compatriota David Ferrer, por 6/2 e 7/5. Com isso, Nadal abriu quase 5000 pontos de diferença para o segundo colocado, Roger Federer. Agora ele tem um mais um torneio realizado no seu piso preferido, o Master 1000 de Roma, onde mais uma vez ele é o grande favorito.
Por falar em Roma, vamos aos confrontos que já foram definidos na segunda fase. Nadal enfrentará o vencedor do jogo entre o italiano Andreas Seppi e o americano Sam Querrey, Federer enfrentará o croata Ivo Karlovic (24), Djokovic enfrenta Albert Montañes (33) e Andy Murray enfrentará Juan Monaco (58). O único brasileiro garantido na chave é Thomas Bellucci que passou pelo qualy, mas que hoje foi eliminado pelo espanhol Feliciano Lopez, número 32 do ranking. Com essa derrota, provavelmente Bellucci sairá do top 100 já que vem de uma grande sequencia de derrotas.
Antes que vocês me perguntem porque eu estou postando hoje, quando o normal seria postar ontem, é porque eu fui campeão de um torneio, o meu primeiro. Estava querendo colocar a foto no blog, mas a foto ainda não foi publicada. Assim que a foto sair, irei fazer uma nova postagem com a foto e dizendo com foi a minha conquista. Agora vamos ao ranking:

RANKING ATUALIZADO 28/04/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Gael Monfils - FRA
10. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
11. Nikolay Davydenko - RUS
12. Stanilas Wawrinka - SUI
13. Fernando Gonzalez - CHI
14. David Ferrer - ESP
15. Marin Cilic - CRO
16. James Blake - EUA
17. Tommy Robredo - ESP
18. David Nalbandian - ARG
19. Radek Stepanek - TCH
20. Marat Safin - RUS
BRASILEIROS
72. Thomas Bellucci
119. Marcos Daniel
120. Thiago Alves
166. Ricardo Hocevar
168. Franco Ferreiro
201.Ricardo Mello
217. André Ghem
242. Caio Zampieri
247. João Souza "Feijão"
249. André Miele

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Campeonato começa hoje

Hoje eu começo a disputa pelo meu primeiro título no tênis. Vou jogar na categoria 16 anos A, válido pela II Copa STC. Na primeira etapa eu joguei na categoria 14 anos A e joguei dois jogos com duas derrotas, mas estava sem jogar por um tempo. Hoje irei participar de dois jogos: um às 20h contra Rafael Milhomens e outro às 21h contra Rafael Martinelli. Já amanhã., disputarei um jogo às 14h30min contra André Felipe Pedrosa e domingo, jogarei contra Diego Simon às 15h30min.
O regulamento é simples: todos contra todos e quem tiver o maior número de vitórias é consagrado o campeão. Domingo, será decidido o campeão e esse levará um troféu, assim como o segundo colocado.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Campeões e campeonatos

Com o término de mais um campeonato ATP do nível Masters 1000, Rafael Nadal disparou na frente do ranking com mais de 4 mil pontos de diferença em relação ao segundo colocado que é o suiço Roger Federer. Além disso, o espanhol ainda é o grande favorito ao título do ATP 500 de Barcelona, onde ele é o cabeça-de-chave 1 e atual campeão.
No Master 1000 de Monte Carlo, que terminou ontem, o número 1 do mundo Rafael Nadal conquistou o pentacampeonato com vitória sobre o sérvio número 3 do mundo Novak Djokovic por 6/3, 2/6 e 6/1. A grande surpresa do campeonato foi a derrota do suiço Roger Federer para o seu compatriota Stanilas Wawrinka logo na segunda rodada.
Campeonatos pela semana

O único campeoanto que acontece na semana é o ATP 500 de Barcelona onde o espanhol Rafael Nadal é o cabeça-de-chave número 1 e atual campeão. Os principais cabeças-de-chave desse torneio são os espanhóis Rafael Nadal, Tommy Robredo e Fernando Verdasco e o suiço Stanilas Wawrinka que vem de uma semifinal no Master 1000 de Monte Carlo.

Os brasileiros pelo mundo

O principal brasileiro no ranking da ATP, Thomas Bellucci, foi eliminado agora pouco pelo argentino Juan Ignacio Chela (155) por duplo 6/4. O brasileiro mais uma vez perdeu chances de ganhar o jogo. O argentino que já esteve entre os 15 melhores do ranking, vai enfrentar o vencedor do confronto entre o espanhol Nicolas Almagro (22) e o romeno Victor Hanescu (35).
Já em torneios menores, o único brasileiro no Challenger de Tallahase, na Flórida - EUA, será João Olavo Souza, mais conhecido com "Feijão". Ele só deve jogar amanhã contra o tenista convidado Jenas-Yves Aubone.
Já no Future de Córdoba, na Argentina, vamos ter vários brasileiros na chave principal e um deles já tem vaga garantida nas oitavas-de-final, já que José Pereira Junior enfrenta o compatriota Alexandre Bonatto. Já Eladio Neto enfrenta o argentino Andrea Monteni e Tiago Lopes enfrenta o chileno Guillermo Rivera. Porém, a quantidade de brasileiros ainda pode aumentar, pois os brasileiros Gabriel Pimentel e Charles Costa jogam hoje a última rodada do qualyfing.

O ranking

Os principais brasileiros no ranking da ATP caíram nove posições: Thomas Bellucci e Marcos Daniel. Franco Ferreiro, convocado para a Copa Davis caiu 13 posições e Ricardo Mello despencou 20 postos. Quem subiu 4 posições foi Thiago Alves graças a semifinal no challenger de Johannesburgo, realizado na África do Sul. Vamos conferir agora o ranking atualizado:

RANKING ATUALIZADO 20/04/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Fernando Verdasco - ESP
8. Nikolay Davydenko - RUS
9. Gilles Simon - FRA
10. Gael Monfils - FRA
11. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
12. Stanilas Wawrinka - SUI
13. David Ferrer - ESP
14. Fernando Gonazález - CHI
15. David Nalbandian - ARG
16. Tommy Robredo - ESP
17. James Blake - EUA
18. Marin Cilic - CRO
19. Radek Stepanek - TCH
20. Marat Safin - RUS
BRASILEIROS
73. Thomas Bellucci
120. Marcos Daniel
124. Thiago Alves
165. Ricardo Hocevar
168. Franco Ferreiro
203. Ricardo Mello
217. André Ghem
241. Caio Zampieri
244. Daniel Silva
246. João Souza "Feijão"

sábado, 18 de abril de 2009

Despratiotismo

Eu realmente estou muito indignado com a falta de vontade de alguns brasileiros em defenderem, simplesmente, o Brasil, o país onde eles viveram e cresceram. Esse é o caso dos tenistas Marcos Daniel e Ricardo Mello que negaram o convite de participar do duelo contra a Colômbia, válido pelo Zonal das Américas que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio. Com a desistência dos dois tenistas (segundo e quarto do Brasil respectivamente) o convocado foi Franco Ferreiro, número 155 do mundo. Com isso, o time titular convocado pelo Capitão Chico Costa será: Thomas Bellucci (64), Franco Ferreiro (155), a dupla André Sá e Marcelo Melo (dupla 22 do mundo) e terá como reservas os tenistas Caio Zampieri (247) e o jovem Henrique Cunha (756).
Voltando ao assunto de desinteresse em defender o país, parece que a falta de vontade de Marcos Daniel em defender o Brasil é por causa de um problema com a CBT (Confederação Brasileira de Tênis), pois o jogador se negou a jogar com a marca dos Correios. É uma pena, pois Daniel sempre teve bons resultados na altitude colombiana, mas acho que podemos ganhar sem ele.
Já no torneios que estão sendo realizados essa semana, o único torneio do nível ATP é o Master 1000 de Monte Carlo onde amanhã de manhã às 9h, será decidido por Rafael Nadal e Novak Djokovic, que hoje derrotaram Andy Murray e Wawrinka respectivamente. Já no torneio de Johannesburgo, que é do tipo Challenger, o tenista número 3 do Brasil, Thiago Alves, foi eliminado na semifinal pelo francês Fabrice Santoro.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Eles estão voltando

Os campeonatos da semana passada, que terminaram ontem, tiveram uma semelhança: os seus campeões foram tenistas que já atingiram o posto de número 1 do mundo. No torneio realizado no Marrocos, na cidade de Casablanca, o campeão foi o espanhol Juan Carlos Ferrero, que na final derrotou o francês Florent Serra por 6/4 e 7/5 e conquistou mais um título depois de seis anos em branco. Com a conquista, o espanhol subiu 40 posições e ocupa a posição de número 75 da ATP.Já no torneio realizado em Houston, nos Estados Unidos, foi conquistado pelo australiano Lleyton Hewitt que não ganhava um torneio desde 2007, mas no saibro faziam dez anos que ele não levantava um troféu. Na final, ele derrotou o tenista da casa Wayne Odesnik por 6/2 e 7/5. Com isso, Hewitt subiu 31 posições e agora é o tenista de número 57 da ATP.

Já hoje, começou o terceiro torneio Master 1000 da temporada, realizado em Monte Carlo e disputado em quadra de saibro. O principal cabeça-de-chave e atual campeão, Rafael Nadal, vai enfrentar o argentino Juan Ignacio Chela. Também na segunda rodada, Federer enfrentará o italiano Andreas Seppi; Djokovic enfrenta Oscar Hernandez, da Espanha e Murray vai encarar o romeno Victor Hanescu. Esse torneio não terá a presença de brasileiros, já que o único na disputa, Thomas Bellucci, foi eliminado na primeira rodada do qualyfing, pelo equatoriano Nicolas Lapentti. Além disso, a dupla Marcelo Melo e André Sá acaba de perder na primeira rodada para a dupla sérvia de Novak Djokovic e Viktor Troicki por duplo 6/4. Agora o ranking:

RANKING ATUALIZADO 13/04/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Juan Martin del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Nikolay Davydenko - RUS
10. Gael Monfils - FRA
11. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
12. David Ferrer - ESP
13. Fernando González - CHI
14. Tommy Robredo - ESP
15. David Nalbandian - ARG
16. Stanilas Wawrinka - SUI
17. James Blake - EUA
18. Marin Cilic - CRO
19. Radek Stepanek - TCH
20. Nicolas Almagro - ESP
BRASILEIROS
64. Thomas Bellucci
111. Marcos Daniel
128. Thiago Alves
155. Franco Ferreiro
165. Ricardo Hocevar
183. Ricardo Mello
223. André Ghem
234. Rogério Dutra
246. João Souza "Feijão"
247. Caio Zampieri

sábado, 11 de abril de 2009

Jogos na íntegra dos profissionais

Hoje estava "fuzuando" na internet e achei o site oficial de alguns dos principais tenistas do mundo, onde neles encontrei algo que já estava procurando a muito tempo: vídeos dos jogos inteiros entre os tenistas e disponíveis para downloads. Quem tiver interessado é só acessar os sites do :

Federer (http://www.rogerfederer.com/en/index.cfm)
Nadal (http://www.rafaelnadal.com/nadal/en/home)
Djokovic (http://www.novakdjokovic.rs/index.php?jezik=2)
Roddick (http://www.andyroddick.com/)

Agora uma notícia não muito boa para os torcedores do tênis brasileiro. O melhor tenista brasileiro no ranking da ATP, Thomas Bellucci, não conseguiu passar pela primeira rodada do qualyfing do Master 1000 de Monte Carlo, realizado no saibro. Ele perdeu para o equatoriano Nicolas Lapentti, que já esteve entre os 10 melhores do mundo, mas que hoje é somente o tenista de número 95 do ranking. Bellucci teve o jogo nas mãos, pois ele teve a oportunidade de sacar para fechar jogo, porém não conseguiu e perdeu de virada. Com isso, Thomas não tem mais chance de participar do torneio.
Porém, no challenger realizado na Cidade do México também teremos brasileiros na disputa e eles já sabem que são os seus adversários. Franco Ferreiro (157) enfrenta o colombiano Alejandro Falla (208), Feijão (244) enfrenta o austríaco Martin Fischer (201) e por último, André Miele (250), enfrentará o polonês Dawid Olejniczak (251).
Já nos torneios que se acabam amanhã, as finais já foram definidas: em Casablanca, o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 do mundo, enfrenta o francês Fllorent Serra(foto). Já em Houston, nos Estados Unidos, o tenista da casa Wayne Odesnik terá a ajuda da torcida para enfrentar o também ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Campeonatos pela semana

Estão chegando as rodadas decisivas dos ATPs realizados nessa semana, em Casablanca (Marrocos) e Houston (EUA). Os brasileiros foram eliminados na primeira fase de ambos os torneios: Bellucci perdeu para o francês Serra no Marrocos e Marcos Daniel perdeu para o americano Taylor Dent, nos Estados Unidos.
No torneio realizado no continente africano a semifinais já estão definidas: o russo Igor Andreev vai encarar o ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero e o espanhol Albert Montañes (foto) enfrentará o francês Florent Serra.
Já no campeonato americano, os jogos ainda estão nas quartas-de-final e os duelos são: o argentino Guilhermo Cañas e o russo Korolev, o espanhol Garcia-Lopez e o australiano Hewitt e dois duelos de compatriotas: os americanos John Isner e Wayne Odesnik e os alemães Tommy Haas e Bjorn Phau. Lembrando que esses dois torneios são da série 250, ou seja, dão 250 pontos para o ganhador. Além disso, eles antecedem o primeiro Master 1000 realizado no saibro, que será na próxima semana, em Monte Carlo.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Mais um Master 1000

Ontem terminou o segundo torneio da série Masters 1000 da temporada 2009 da ATP, realizado em Miami nos Estados Unidos, em quadra dura. O campeão foi o escocês Andy Murray, que na final vanceu o sérvio Novak Djokovic por 6/2 e 7/5. No primeiro set, Djokovic jogou muito mal e errou bastante, fazendo com que o escocês vencesse. Já no segundo set, quem errava mais era Murray, mas Djokovic demonstrava cansaço e também foi derrotado.Esse Master teve um fato marcante que foi a semifinal de Djokovic e Federer, onde o suiço voltou a jogar mal e ainda quebrou sua raquete quando a arremessou no chão depois de perder um ponto.
E hoje começaram os jogos dos ATPs 250 de Casablanca, no Marrocos, e em Houston , nos Estados Unidos. Ambos campeonatos têm a presença de brasileiros e são realizados no saibro. Thomas Bellucci hoje perdeu para o francês Florent Serra por duplo 6/3, na primeira fase do campeonato africano. Já nos Estados Unidos, o brasileiro Marcos Daniel irá enfrentar o tenista da casa Taylor Dent.
No torneio de Casablanca, os principais cabeças-de-chave são o russo Igor Andreev (22) e o alemão Rainer Schuettler (29). Já no campeonato americano, os principais tenistas são os americanos James Blake (17) e Mardy Fish (28).
Já em relação ao ranking, o tenista que teve a principal subida foi o argentino Juan Martín del Potro, que subiu duas posições e agora é o número 5 do mundo, enquanto o russo Nikolay Davydenko caiu quatro posições e agora é o nono melhor tenista do mundo. Já entre os brasileiros, Marcos Daniel caiu 17 posições, Ricardo Mello caiu 14 e Bellucci subiu 2 posições, ocupando a sua melhor posição na carreira, sendo agora o número 63 do mundo.
E agora o ranking:

RANKING ATUALIZADO 06/04/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Juan Martín del Potro - ARG
6. Andy Roddick - EUA
7. Gilles Simon - FRA
8. Fernando Verdasco - ESP
9. Nikolay Davydenko - RUS
10. Gael Monfils - FRA
11. Jo-Wilfried Tsonga
12. David Ferrer - ESP
13. Fernando González - CHI
14. Tommy Robredo - ESP
15. David Nalbandian -ARG
16. Stanilas Wawrinka - SUI
17. James Blake - EUA
18. Marin Cilic - CRO
19. Radek Stepanek - TCH
20. Nicolas Almagro - ESP
BRASILEIROS
63. Thomas Bellucci
110. Marcos Daniel
121. Thiago Alves
157. Franco Ferreiro
164. Ricardo Hocevar
182. Ricardo Mello
218. André Ghem
236. Rogério Dutra da Silva
244. João Souza "Feijão"
246. Caio Zampieri