terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dicionário do tenista


Bem nessa postagem, eu vou dar uma ajuda para as pessoas que não entendem muito de tênis. Para isso resolvi fazer um dicionário sobre as "palavrinhas" do tênis.

Jogo de rede: é quando o jogo se concentra perto da rede.
Juiz de cadeira: é o juiz que fica sentado numa cadeira acima da rede. É ele que toma as decisões, confirma os pontos e faz a contagem do jogo.
Fita: é a parte branca que fica em cima da rede.
Let: é quando, na hora do saque, a bola toca na fita antes de cair na área do saque. Com isso o sacador repete o saque.
Lob: é o movimento em que você encobre o adversário quando ele está perto da rede.
Lob Volley: é quando a pessoa voleia encobrindo o adversário.
Match Point: é quando o jogador só precisa de um ponto para ganhar a partida.
Out: é quando a bola cai fora das linhas que limitam a quadra ou, no caso do saque, quando cai fora da área de saque
Quebra de saque: é quando o jogador ganha o game na qual o seu adversário estava sacando.
Reves: é quando o jogador destro bate do lado esquerdo, ou quando o jogador canhoto bate do seu lado direito.
Tie-break: é quando os jogadore estão empatados em 6 games no set e quem fizer 7 pontos primeiro ganha o game.
Set: é quando o jogador faz 6 games com dois ou mais de diferença. Se estiverem empatados em 6 a 6 ocorre o tie brake.
Set point: é quando uma pessoa só precisa de um ou mais pontos para ganhar o set.
Slice: é um efeito em que a bola gira em um sentido contrário, fazendo com que ela não pule ao tocar no chão.
Top Spin: é o efeito em que a bola, ao tocar no chão, "pula" mais alto.
Voleio: é quando o jogador bate na bola antes dela tocar no chão.
Smash: é quando a bola vem acima da cabeça e se bate nela com força.
Rally: ou troca de bolas, é quando acontecem várias rebatidas antes do ponto terminar.
Forehand: é a batida na direta de um jogador destro ou na esquerda de um jogador canhoto.
Backhand: é o mesmo que reves.

Eu vs Gil

Hoje tive o meu último jogo da temporada 2008. Eu enfrentei o Gil, que é um boleiro do local onde eu faço tênis. Ele tem 17 anos e é quarta classe, ou seja, um nível bem acima do meu! Graças a tudo isso, não deu outra, perdi com um duplo 6/1.
Mas eu joguei bem denovo. Os erros foram poucos mas o nível técnico falou mais alto. Esse jogo foi bom também para eu me acostumar com as cordas novas da minha raquete. Eu troquei ontem. As cordas estavam muito moles e a minha nova corda é a Ultra Synthetic Gub. Ela é praticamente igual as outras.
Bem, como eu já havia falado anteriormente, esse foi meu último jogo da temporada. Agora só em 2009 e em Teresina. Vou fazer minha pré-temporada lá, perto da minha família e dos meu amigos mais íntimos. Mas o blog não vai parar! Vou continuar postando!

sábado, 20 de dezembro de 2008

As 10+ campanhas do ano


Continuando a série dos rankings, hoje vou falar das melhores campanhas do ano. Qual foi o jogador que jogou mais? Em que campeonato?
1- Rafael Nadal em Wimbledon, essa com certeza é a melhor campanha do ano. Nadal tentava acabar com a hegemonia de Federer na grama do mais tradicional Grand Slam, que acontece na Inglaterra. Com uma campanha sensacional, ele conseguiu acabar com isso num jogo eletrizante, que inclusive, acabou como primeiro no ranking dos maiores jogos do ano. Além disso, esse campeonato deu a Nadal o posto de número 1 do mundo, consagrando essa que foi a sua melhor temporada.

Outras incríveis campanhas na temporada 2008:

2- Rafael Nadal em Roland Garros. Fiquei na dúvida em qual colocar em primeiro. A campanha de Nadal na França ou na Inglaterra? O fator principal que decidiu a minha decisão foi o fato de o espanhol ter acabado com Federer, não deixando-o conquistar o hexa campeonato. Já em Roland Garros, Nadal já vinha de três títulos consecutivos e era super favorito. Mesmo assim a sua campanha foi ótima: sequer perdeu um set!
3- Sharapova no Australian Open. A campanha da russa, atual número 9 do ranking da WTA, foi muito igual à de Nadal no saibro francês. Ela ganhou todos os jogos, não perdeu nenhum set, sequer jogou um tie-braker e ainda meteu três pneus, sendo que um deles foi na então número 1 do mundo, Justine Henin. Ah vale lembrar que a campanha da musa russa na Austrália chegou a figurar em primeiro na minha lista!
4- O time da Espanha na Copa Davis. Não podemos negar que foi uma bela campanha, principalmente na grande final, onde conseguiu derrotar a Argentina na casa do adversário e sem o seu melhor jogador, que era nada mais nada menos que Rafael Nadal.
5- Serena Williams no US Open.
6- Djokovic no Australian Open.
7- Nadal nas Olimpíadas de Pequim.
8- Federer no US Open.
9- Murray em Madrid.
10- Del Potro em Stuttgart.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Eu vs Artur

Hoje eu enfrentei o Artur. Ele trabalha na recepção do meu clube e faz tênis com o meu mesmo treinador e no mesmo tempo que eu. Mas isso eu já falei na postagem anterior.
Eu joguei bem que só ( realmente evolui muito) mas perdi. O primeiro set ganhei de 6/4, sacando muito bem mas com a esquerda muito fraca. No segundo set eu cansei ( eram três horas da tarde) e perdi por 6/1, mesmo sacando bem. Já o terceiro set foi um super tie-braker de 10 pontos. Nesse eu joguei bem que só e recuperei minhas forças, mas mesmo assim perdi por 10/7.
Mesmo com essa derrota eu fiquei muito satisfeito com o meu nível de jogo. Joguei muito bem sem errar quase nada. Estou muito feliz!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ufa... que cansaço!

Bem, vocês devem estar se perguntando qual é a razão desse título para essa postagem! Tá, eu explico: é que nessa semana eu tive sete treinos e dois jogos, sendo que um foi hoje ( e eu vou fala sobre ele nessa postagem) e o próximo é amanhã! Esses treinos estão me dando uma técnica e uma força muito grande. A minha esquerda, o meu voleio e o meu saque melhoram muuuuuuito mesmo! Prova disso foi no jogo de hoje: o Edgar, aquele de uma das primeiras postagens, pediu uma revanche, mas sem valer nada, só um amistoso mesmo. Dessa vez eu joguei super bem, não errei quase nada e os meu voleios todos estavam terminando em pontos para mim.
Amanhã o amistoso é contra o Artur. Ele é o recepsionista do clube onde eu faço tênis (http://www.recifetenisclube.com.br/) e já me derrotou nas quartas-de-final do campeonato interno desse mesmo clube. Ele tem o mesmo treinador que eu e também começou quase na mesma época que eu! Tem tudo para ser um jogo bom.
Além disso o melhor de toda essa semana foi os elogios que o meu treinador me deu durante esse tempo. Falou que eu tenho condições de jogar de igual para igual com a maioria dos clientes dele. Isso concerteza me deu muita confiança!

Aaaaahhhh... e amanhã eu digo com é que foi o jogo contra o Artur!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

As 10+ decepções do ano


Bem, nessa segunda edição do ranking vou citar as maiores decepções que ocorreram esse ano no tênis profissional.
1- Justine Henin se aposenta
Com certeza, a saída de Henin do tênis profissional foi uma surpresa para todos. Ela era a número 1 do ranking das Entradas (disparada) e ia jogar Roland Garros, onde era a rainha ultimamente e tomava conta por lá. Tudo bem que ela começou mal o ano: lesionada e, consequentemente sem jogar bem, mas a sua saída foi uma surpresa enome para o mundo tênis. Lembremos que essa sua lesão pode ter sido ocasionada pelo ano muito intensivo da temporada anterior, onde ela conquistou dois Grand Slams, dos três que disputou.

Outras decepções que ocorreram esse ano e que merecem destaque são:

2- A temporada de Roger Federer, que sendo quem é não pode ficar tão abaixo das expectativas.
3- A Argentina na final da Davis, mesmo sem o melhor jogador da equipe espanhola e jogando em casa, não conseguiu a vitória.
4- A despedida de Guga do circuito profissional, mesmo sendo um ótimo jogador, ex-número 1 do mundo e tricampeão em Roland Garros, o nosso eterno ídolo só começou o jogo da sua despedia à meia-noite, o que contrariou muita gente.
5- Os ingressos para o ver o Brasil na Davis, custando 180 reais, ou seja bem mais do que uma final de Wimbledon, deixando o tênis cada vez menos divulgado no Brasil.
6- A lesão de Maria Sharapova
7- Ana Ivanovic
, que teve uma decadência terrível depois da consquista do seu primeiro Grand Slam, logo no começo da temporada.
8- Brasil x Argentina, sinceramente eu tenho muito inveja dos nossos "hermanos" argentinos. Enquanto eles têm dois tenistas entre o top 20, nós não temos nenhum nem entre os 50. Sem falar da Copa Davis né!
9- Richard Gasquet, sempre ficando abaixo das expectativas.
10- Federer em Wimbledon, tudo bem que o Nadal jogou muitooo, mas o Federer era penta em Wimbledon. Além disso, foi essa derrota que fez com que o espanhol o ultrapassasse ele no ranking.

Concordam? Discordam? Posteeem!!!

Tênis nos video games





Decidi dar uma pausa temporária aqui nos rankings, para falar um pouco dos jogos de tênis que são jogados nos vídeos games. Aqui vou falar de alguns que joguei ou que já vi jogarem.
O primeiro que eu vou falar é sobre Top Spin, para Playstation 2. A sua jogabilidade é boa e tem jogadores da vida real fazendo parte do jogo, como Sharapova, Federer, Blake, Hewitt, Guga e Moyá, que são até parecidos e bem feitos. O maior problema desse jogo é que em um único ponto o jogador da cerca de 5 pulos para pegar um bola que está a um metro do seu corpo. Isso realmente não existe!! Além disso e da demora para carregar, o jogo é bom, principalmente na carreira onde podemos fazer diversos treinos.
Outro jogo que eu já joguei é o Super Tennis, da Nintendo. É um pouco antigo, quer dizer, muuuuito antigo, mas como eu tenho um simulador de Nintendo no meu computador não pude deixar de jogar. Ele tem um ótima jogabilidade mas os gráficos são bem piores que o do Playstation é claro. Os jogadores são inventados e têm habilidades iguais, mudando apenas o jeito de bater ( se é canhoto ou não).
Outro jogo de tênis, mas que eu nunca joguei é o da versão para Nintendo Wii. Além de nunca ter jogado nunca vi ninguém jogar, mas pelo que ouvi falar, é muito bom para perder uns quilinhos. Porém, os movimentos não são reais, ou seja, você não precisa fazer o movimento giratório com a mão para bater a bola na sua direita, pode fazer qualquer movimento errado, mesmo sem técnica, que a bola vai.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Os 10 + jogos do ano


Para inaugurar essa idéia do ranking, vou começar falando sobre os melhores jogos de tênis do ano no tênis profissional.
1- Roger Federer vs Rafael Nadal, Final Wimbledon
Sem dúvida, esse jogo foi o melhor do ano: um final épica que vai ficar pra história do tênis. O atual pentacampeão desse torneio ( que para mim é o mais tradicional dos campeonatos) e então número 1 do ranking enfrentava o número 2 do ranking e tetracampeão em Roland Garros. A partida durou quase 5 horas e foi interrompida diversas vezes por causa da chuva, o que tornou o jogo ainda mais dramático e interessante. No final, Rafael Nadal acabou derrotando Federer, o que contribuiu muito para que as posições no rankings se invertessem.

Outros jogos de destaque são:

2- Serena vs Venus Williams, quartas de US Open
3- Tsonga vs Nadal, semifinal Australian Open
4- Andy Murray vs Federer, fase de grupos do Masters Cup
5- Djokovic vs Tsonga, final Australian Open
6- Nadal vs Federer, final Roland Garros
7- Nadal vs Djokovic, semifinal das Olimpíadas de Pequim
8- Murray vs Federer, final do US Open
9- Ivanovic vs Jankovic, semifinal Roland Garros
10- Murray vs Gasquet, oitavas Wimbledon

Chegando o fim do ano...

Hoje fui comprar um livro que vi no Jô Soares! O nome dele é Os 10 mais, da editora Agir e foi escrito por Luiz André Alzer e por Mariana Claudino.
Nesse livro estão escritas 250 listas que todos deveriam conhecer, incluindo vários assuntos, como: esportes, cultura, geografia, etc. O livro não é tão complicado de ler ( já que são só listas), por isso eu li ele em cerca de uma hora.
Então tive uma idéia para fazer aqui no blog: vai ser um tipo de retrospectiva 2008, separado em vários temas, mas todos em forma de listas. Para isso, vou consultar além dos jogos do ano todo, o blog Saque e voleio do globoesporte.com.
Se alguém tiver sugestões de ranking, sinta-se a vontade para dizer nos comentários ou então para protestar contra algum ranking que eu fiz!

Do que se trata esse blog!!

Bem, nesse blog eu vou contar, relatar e escrever os jogos de tênis disputados por mim a partir de hoje!! Além dos jogos vou falar sobre os rankings e campeonatos disputados por mim; as viagens feitas para jogar tênis e comentários sobre o tênis profissional também.
Espero que gostem!!!
TÊNIIIIIIIIIIIIIIS

Eu vs Edgar Silveira

Hoje tive mais um jogo válido pelo Ranking da Academia onde faço tênis.
Nesse ranking, sou o número 15 e enfrentei o número 14.
Voltei a jogar mal, mas consegui a vitória com um duplo 6/3. Cometi algumas dupla faltas, coloquei bolas altas na rede mas consegui a vitória.
Joguei num Sol escaldante das 15 horas e cansei rápido graças à um desidratação que tive no meio do jogo. Mas não podia parar!!
Mas a vitória foi bem válida.