sábado, 28 de março de 2009

Miami e meu torneio

Ontem começaram os jogos da chave principal do segundo Masters 1000 da temporada, o de Miami, nos Estados Unidos. Os brasileiros Thomas Bellucci e Ricardo Mello se garantiram na chave principal depois de ganharem seus jogos no quali. Mas a alegria deles não durou muito: Bellucci teve dificuldade no saque e perdeu para o experiente tenista francês Santoro por 6/4, 4/6 e 6/1, já Mello, perdeu para o americano Taylor Dent, por 6/1 e 6/3. Já os principais tenistas do mundo também ganharam: Federer venceu o tenista da casa Kevin Kim por 6/2 e 6/3; Djokovic despachou o canadense Frank Dancevic por 6/3 e 6/2; Murray tirou Juan Monaco (ARG) por 4/6, 6/3 e 6/2; já o espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo ainda não jogou mas irá enfrentar o tenista russo Teimuraz Gabashvilli.
Também nesse fim de semana eu participei de um campeonato de tênis para Estreantes. Eu cheguei nas quartas-de-final, disputando três jogos, mas não joguei bem em nenhum. Desses jogos eu só perdi um, sendo que nenhum dos meus adversários eram melhores do que eu. Os jogadores se baseavam em jogar a bola pro outro lado enquanto eu quanto eu queria bater mais na bola. A única que não jogou nesse estilo foi a primeira, mas os outros jogavam a bola pra cima e ficava por isso mesmo. No segundo jogo, quando já estava 4/4 (maioria dos pontos do adversário por erro meu) eu tentei aderir ao estilo de jogo do meu adversário, fazendo com que ele perdesse a paciência e me desse pontos de graça, dando a vitória. Já no terceiro jogo, eu também tentei repetir o estilo do adversário, porém dessa vez eu joguei no Sol das 11h da manhã e com isso, não tive paciência suficiente para ficar deixando a bola na quadra, queria acabar logo com o ponto já que estava morto de cansado por causa do Sol. Com isso, perdi o jogo por 6/4 e 6/3, dando adeus a competição. Agora em abril eu tenho o Campeonato Pernambucano e no final do mês terei um torneio por idade disputado em outra academia: é a jornada em busca do primeiro título!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

O campeão da semana

No primeiro Master 1000 da temporada, realizado em Indian Wells, nos Estados Unidos, o tenista espanhol número 1 do mundo, Rafael Nadal conquistou o título. Ontem ele ganhou do escocês número 4 do mundo Andy Murray com grande facilidade por 6/1 e 6/2.
Além de Nadal, Marcos Daniel conquistou um tornio challenger realizado no Marrocos e assim, voltou ao top 100. Com isso, o ranking ficou assim:

RANKING ATUALIZADO 23/03/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Nikolay Davydenko - RUS
6. Andy Roddick - EUA
7. Juan Martín del Potro - ARG
8. Gilles Simon - FRA
9. Fernando Verdasco - ESP
10. Gael Monfils - FRA
11. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
12. David Ferrer - ESP
13. Fernando González - CHI
14. James Blake - EUA
15. David Nalbandian - ARG
16. Tommy Robredo - ESP
17. Stanilas Wawrinka - SUI
18. Marin Cilic - CRO
19. Radek Stepanek - TCH
20. Nicolas Almagro - ESP
BRASILEIROS
65. Thomas Bellucci
93. Marcos Daniel
121. Thiago Alves
155. Franco Ferreiro
166. Ricardo Hocevar
168. Ricardo Mello
218. André Ghem
238. Rogério Dutra
243. João Souza "Feijão"
247. Caio Zampieri

sexta-feira, 13 de março de 2009

Indian Wells

Começou o primeiro torneio do nível Masters 1000 no ano, em Indian Wells, nos Estados Unidos. Os melhores tenistas do mundo estão participando. O número 1 do mundo é cabeça-de-chave e já está na segunda fase e irá enfrentar o vencedor entre Kevin Anderson (Afeganistão) e Michael Berrer (Alemanha). Djokovic também não precisou jogar para avançar e também pode enfrentar um afegão, Rik de Voest ou argentino Martin Vassalo Arguello. O número 4 do mundo, Andy Murray, já sabe quem é o seu adversário, assim como Federer. O britânico enfrentará o espanhol Albert Montañes, que derrotou o francês Serra por 6/3 e 6/0. Já o suiço enfrentará o tenista francês Marc Gicquel que derrotou o italiano Bolelli por 7/5 e 6/3.
Já com os brasileiros, o único que passou do quali foi o paulista Thomas Bellucci e que além disso, derrotou o sérvio Tipsarevic , número 46 do mundo, de virada por 5/7, 7/5 e 6/2 e irá enfrentar o espanhol Fernando Verdasco, número e cabeça-de-chave 10. Boa sorte para Bellucci!!

sábado, 7 de março de 2009

Preparação para o Pernambucano

Hoje eu fiz um jogo visando a minha preparação para a I Etapa do Campeonato Pernambucano de Tênis. Eu enfrentei Kaio Henrique que é um possível adversário meu nas categorias em que jogo: 14 anos masculino e Estreante. O jogo foi muito bom. Tanto eu como ele jogamos bem.
O ponto forte dele era um primeiro saque muito forte e um segundo bastante fundo. Já o ponto fraco eram as deixadinhas. O primeiro set foi bastante disputado até o quinto game quando eu quebrei o saque dele e fiz 4/2. Mas logo depois ele devolveu a quebra de saque e confirmou o saque duas vezes, fechando set em 6/4. No segundo set eu me aproveitei do cansaço do meu adversário e fechei facilmente por 6/2. No terceiro e decisivo set fiz duas duplas-faltas e acabei perdendo por 10/4. Nós marcamos de jogar outras vezes antes do campeonato.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Copa Davis


Amanhã teremos os primeiros confrontos da Copa Davis. Teremos duelos interessantes como Espanha x Sérvia e Rep. Theca x França. O Brasil não vai jogar nesse fim de semana porque somos os cabeças-de-chave principal do Zonal Americano 1 e iremos enfrentar o vencedor entre Uruguai e Colômbia.
A atual campeã Espanha, joga em casa contra os sérvios. O jogo que vai abrir o duelo , na sexta-feira, é entre David Ferrer e Novak Djokovic e logo em seguida, terá Rafael Nadal contra Tipsarevic. Já no sábado o duelo vai ser entre as duplas formadas por Tommy Robredo e Feliciano López contra os sérvios Djokovic e Zimonjik. No domingo, último dia será a vez do duelo mais esperado, entre o número 1 do mundo Rafael Nadal contra o número 3 Novak Djokovic. Logo depois se enfrentam Ferrer e Tipsarevic.
Já no duelo entre Rep. Theca e França, os jogos serão: Berdych x Simon, Stepanek e Tsonga (sexta); Dlouhy/Hernych contra Gasquet e Llodra (sábado); Stepanek x Simon e Berdych x Tsonga (domingo).
Além desse jogos, teremos também EUA (Roddick, Blake e irmãos Byan) x Suiça ( Wawrinka, Bohli, Chiudinelli e Allegro); Argentina (Monaco, Chela, Vassalo-Arguelo e Arnold) x Holanda (Wassen, Galung, Bakker e Middlekopp); Croácia ( Cilic, Karlovic, Ancic e Karanusic) x Chile (Massú, Capdeville, Hormazabal e Podlipinik); Suécia ( Lindstedt, Aspelin, Berta e Rehnquist) x Israel ( Andy Ram, Sela, Levy e Okun); Romênia ( Hanescu, Crivoi, Cruciat e Tecau) x Rússia (Safin, Tursunov, Youzhny e Gabashvili); e Alemanha (Schuettler, Kiefer, Kas e Kohlschreiber) x Áustria ( Melzer, Peya, Koubek e Knowle). Muuitos jogos!!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Delray Beach, Acapulco e Dubai

Com mais uma semana terminando, temos mais campeões nos ATPs e um ranking atualizado. Além disso essa semana não teremos campeonatos ATP, pois vamos ter os jogos da Copa Davis durante esse fim de semana, com atenção especial para o duelo entre Espanha e Sérvia, com os tenistas Rafael Nadal e Novak Djokovic. O Brasil não joga agora porque é o principal cabeça-de-chave do Zonal Americano e vai enfrentar o vencedor do duelo entre Uruguai e Colômbia.
Em Delray Beach, o tenista da casa e cabeça-de-chave 1 Mardy Fish. Na final ele derrotou o russo Evgeny Korolev por 7/5 e 6/3. Fish permaneceu na posição de número 20, já Korolev subiu 26 posições e ocupa o posto de número 79.

Já no torneio realizado em Dubai, o campeãpo foi o sérvio Novak Djokovic que na final derrotou o espanhol David Ferrer em um jogo duro por 7/5 e 6/3. Com a vitória, Djokovic se distanciou mais do escocês Andy Murray, já Ferrer subiu duas posições e agora é o número 12 do mundo.

Já o torneio realizado em Acapulco no México, o espanhol Nicolas Almagro conquistou o bicampeonato, vencendo na final o francês Gael Monfils. Gael Monfils mostrou um certo desinteresse no jogo, talvez por causa de cansaço acumulado e foi derrotado fácil. Com isso, Almagro manteve-se na sua posição, enquanto o francês subiu uma posição e ocupa o posto de número 9.
Entre os brasileiros, Thomas Bellucci caiu 3 posições, mas a maior queda foi do Feijão que despencou 13 posições. Já Marcos Daniel e Thiago Alves subiram duas posições cada. Vamos ao ranking.

RANKING ATUALIZADO 02/03/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Nikolay Davydenko - RUS
6. Andy Roddick - EUA
7. Juan Martín del Potro - ARG
8. Gilles Simon - FRA
9. Gael Monfils - FRA
10. Fernando Verdasco - ESP
11. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
12. David Ferrer - ESP
13. James Blake - EUA
14. David Nalbandian - ARG
15. Tommy Robredo - ESP
16. Stanislas Wawrinka - SUI
17. Fernando González - CHI
18. Radek Stepanek - TCH
19. Marin Cilic - CRO
20. Mardy Fish - EUA
BRASILEIROS
71. Thomas Bellucci
86. Marcos Daniel
122. Thiago Alves
170. Franco Ferreiro
171. Ricardo Hocevar
179. Ricardo Mello
215. João Souza "Feijão"
226. André Ghem
240. Rogério Dutra
251. André Miele