quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Emfim, zebras

Como já era de se esperar, as zebras no Australian Open não deixaram de acontecer. A principal delas aconteceu contra o argentino David Nalbandian e a favor de Yen-Hsun Lu, o tenista de Taiwan que derrotou Thomas Bellucci, que derrotou o cabeça-de-chave número 10 em 3x2 com parciais de 6/4, 5/7, 4/6, 6/4 e 6/2. Outras zebras foram a derrota do sueco Soderling (cabeça-de-chave 16) para o tenista de Chipre Marcos Baghdatis e a derrota de Venus Williams para a espanhola Carla Suárez Navarro, atual número 46 do mundo. O melhor jogo de amanhã vai ser entre os ex-número 1 Marat Safin e Roger Federer às 8h (horário de Brasília).
Mudando de assunto, hoje eu acabei minha "pré-temporada" aqui em Teresina. Vou passar mais uns dias aqui e depois irei passear em São Paulo antes de ir para Recife pegar no treino pesado.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Começou

Como um verdadeiro Grand Slam, o Australian Open começou com muitas novidades: decepção para os brasileiros, vitórias dos cabeças-de-cheve principais, o jogo mais longo da história desse Grand Slam, mas ainda sem nehuma zebra.
Como um bom brasileiro, vou falar das derrotas dos nossos dois mais bem rankiados brasileiros que cairam na primeira fase. Eu não pude assistir os jogos mas pelo que soube, os dois fizeram muitas duplas faltas. Marcos Daniel além de ter levado 18 aces, ainda fez nove erros não-forçados e mais nove duplas-faltas. Já Thomas Bellucci, fez nove aces, assim como o seu adversário, mas cometeu 5 duplas-faltas contra apenas 3 do tenista de Taiwan.
Já os cabeças-de-chaves principais ganharam suas partidas, como Federer e o atual campeão do torneio Djokovic (foto). Nadal e Murray jogam hoje eu acho. Além dissso, aconteceu um fato marcante para o Australian Open: o jogo entre Feliciano López e Gilles Muller foi o mais longo da história desse torneio com a incrível duração de 5h34min. Ah, e no final a vitória foi do Muller por 6/3,7/6, 4/6, 4/6 e 16/14. Para terminar vou colocando o ranking atualizado de hoje do mesmo formato: Top 20 e os brasileiros mais bem rankeados.


RANKING ATUALIZADO 19/01/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Nikolay Davydenko - RUS
6. Juan Martín Del Potro - ARG
7. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
8. Gilles Simon - FRA
9. Andy Roddick - EUA
10. James Blake - EUA
11. David Nalbandián - ARG
12. David Ferrer - ESP
13. Gael Monfils - FRA
14. Fernado González - CHI
15. Fernando Verdasco - ESP
16. Stanilas Wawrinka - SUI
17. Robin Soderling - SUE
18. Nicolas Almagro - ESP
19. Igor Andreev - RUS
20. Marian Cilic - CRO
BRASILEIROS
90. Thomas Bellucci
101. Marcos Daniel
125. Thiago Alves
163. Ricardo Mello
168. Ricardo Hocevar
192. Franco Ferreiro
200. João Souza "Feijão"
226. André Ghem
235. Rogério Dutra da Silva
260. André Miele
265. Caio Zampieri
276. Daniel Silva
277. Júlio Silva

sábado, 17 de janeiro de 2009

Ah, esses nossos "hermanos"!

Nesses dois torneios que terminaram agora, Sydney e Auckland, os argentinos dominaram. David Nalbandian e Juan Martín Del Potro foram os campeões e de quebra ainda vão com mais confiança para o primeiro Grand Slam da temporada na Austrália.
Nalbandian bateu o finlandês Jarkko Nieminen por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 e 6/2. Nieminen, número 40 do mundo vinha embalado por ter batido o sérvio Novak Djokovic. Já Del Potro, o principal cabeça-de-chave do torneio de Auckland venceu o americano Sam Querrey com um duplo 6/4.
Tomara que os argeninos parem por ai, já que Nalbandian pode enfrentar o brasileiro Thomas Bellucci na segunda fase do campeonato. Aproveitando o assunto, o Brasil deveria se espelhar no tênis da Argentina, que sem nenhuma sombra de dúvida é a melhor da América do Sul e Central. Os argentinos foram vices da Davis e com certeza são um bom exemplo!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Melbourne!!


Emfim, o primeiro Grand Slam do ano vai começar. As chaves do Australian Open foram divulgadas. O cabeça-de-chave principal do torneio, Rafael Nadal, vai encarar o belga Chritophe Rochus; Federer enfrenta o italiano Andreas Seppi; Novak Djokovic ( que diga-se de passagem, perdeu a grande chance de passar Federer) pega o qualifier; e Andy Murray pega o romeno Andrei Pavel. Já os brasileiros deram sorte por pegarem adversários regulares na primeira fase, mas se passarem podem pegar pedreiras. Thomas Belluci enfrenta o número 61 do mundo Yen-Hsun Lu, do Taiwan e se vencer provavelmente enfrenta, nada mais nada menos, que o sérvio Novak Djokovic. Já Marcos Daniel, enfrenta o francês número 73 do mundo Jeremy Chardy e caso vença pega o argentino David Nalbandian.
Fiquei feliz quando li a reportagem de Thomas Bellucci em que ele diz que tem chance de vencer. Ele disse que tem chances de superar rivais fortes ( e eu acredito) o que seria o caso se passasse da primeira fase e enfrentasse Djokovic. Se você quer ver a reportagem completa clique aqui

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Mais assuntos ainda

Os campeonatos que começaram a ser disputados hoje, Sydney e Auckland, não vão ser bons como os da semana passada. Eu vou explicar porque: Nadal, Federer e Murray vão descansar para o Australian Open que começa semana que vem. Dos primeiros do ranking, apenas Djokovic irá jogar, já que foi eliminado na primeira fase em Brisbane e logo depois pediu um convite para que ele se acostumasse com a raquete.
Em Auckland, os dois principais cabeças-de-chave do torneio são o argentina Juan Martín Del Potro (9) e o espanhol David Ferrer (12). Já em Sydney os principais cabeças-de-chave são o sérvio Novak Djokovic e o francês Gilles Simon (7).
Aproveitando o embalo, vou aproveitar para falar do brasileiro Thomas Bellucci. Ele foi eliminado no qualyfing de Brisbane e foi novamente eliminado no qualy de Auckland. Ele só irá jogar se houver alguma desistência, o que é difícil, mas que estou torcendo muito para que aconteça, pois Bellucci foi corajoso em deixar de lado o Aberto de SP, onde seria o favorito, para viajar para o outro lado do mundo e disputar qualyfings. Parabéns para o Bellucci pela coragem e para o Ricardo Mello que ganhou o Aberto de São Paulo e subiu 32 posições. Falando em posições vou colocar o ranking atualizado com o Top 20 e as posições dos brasileiros.

RANKING ATUALIZADO 12/01/2009

1. Rafael Nadal - ESP
2. Roger Federer - SUI
3. Novak Djokovic - SER
4. Andy Murray - ESC
5. Nikolay Davydenko - RUS
6. Jo-Wilfried Tsonga - FRA
7. Gilles Simon - FRA
8. Andy Roddick - EUA
9. Juan Martín Del Potro - ARG
10. James Blake - EUA
11. David Nalbandián - ARG
12. David Ferrer - ESP
13. Gael Monfils - FRA
14. Fernando González - CHI
15. Fernando Verdasco - ESP
16. Stanilas Wawrinka - SUI
17. Robin Soderling - SUE
18. Nicolas Almagro - ESP
19. Igor Andreev - RUS
20. Marian Cilic - CRO
BRASILEIROS
89. Thomas Bellucci
101. Marcos Daniel
125. Thiago Alves
163. Ricardo Mello
168. Ricardo Hocevar
192. Franco Ferreiro
200. João Souza "Feijão"
226. André Ghem
234. Rogério Dutra
260. André Miele
265. Caio Zampieri
275. Júlio Silva

Campeões!!

Até que em fim vamos falar de títulos! Murray, Cilic e Stepanek conquistaram os primeiros títulos da temporada, em Doha, Chennai e Brisbane, respectivamente.
Vamos começar falando de Cilic, que na final da Índia ganhou do tenista local Somdev Dewarman(154), a grande surpresa do campeonato, havia derrotado o croata Ivo Karlovic (26) e o espanhol Carlos Moyá, (41) bicampeão do torneio. Com o título, Cilic (20) passou para o Top 20.
Já Stepanek, depois do torneio de Brisbane, ficou conhecido como o homem da virada. Ele aplicou três viradas no campeonato sendo que uma delas foi na final contra o espanhol Fernando Verdasco (15). Agora Stepanek ocupa a posição de número 23 no ranking da ATP.
Por último, mas não menos importante, o escocês Andy Murray ganhou o bi em Doha e mostrou que vai lutar pelo título em Melbourne, onde vai acontecer o primeiro Grand Slam da temporada, na Austrália. Na final ele derrotou Roddick (8) quebrando o seu saque logo no primeiro game! E veja bem, era nada mais nada menos que Roddick, o melhor sacador do circuito. Murray continua ba posião de número 4 da ATP.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Muitos, muitos assuntos!!!!

Bem nessa postagem o que não vai faltar é assunto. Vou comentar os campeonatos da ATP, o Aberto de São Paulo, a Copa Hopman e o meu segundo amistoso da temporada.
O primeiro assunto vai ser sobre o mais intediante dos torneios em andamento da ATP, que é o que acontece em Chennai. Acho ele o mais chato já que de todos os tenistas que chegaram as quartas-de-final nenhum deles está pelo menos no top 20. Os principais cabeças-de-chave, Davydenko (5) e Wawrinka (16), foram eliminados logo na primeira fase. Acredito que o campeão será Karlovic, se vencer o indiano, que joga com o apoio da torcida, mas que de toida forma é uma zebra.
Já o ATP de Brisbane, na Austrália, teve uma grande surpresa com a derrota de Djokovic (3) para o letão Ernest Gulbis. Não assisti ao jogo mas pelo que soube, Novak teria colocado a culpa na raquete. Com a eliminação de Tsonga, acredito que Verdasco leva!
Agora, o melhor entre os ATPs disputados, o de Doha, que reúne os três dos quatro melhores tenistas do mundo. O número 1, o espanhol Rafael Nadal, foi surpreendido pelo francês Gael Monfils (13) nas quartas-de-final, mas foi eliminado por Roddick (8) que com isso, garantiu vaga na final. Já na outra semifinal, Federer (2) enfrenta Murray (4) nesse exato momento em que estou escrevendo. O primeiro set terminou 7/6 para Federer, que perdeu o segundo por 6/2. Na minha opinião, quem ganhar esse confronto vai ser o campeão, pois acho que Roddick não aguenta nenhum dos dois.
O assunto agora é Copa Hopman, na qual só assiti uma partida e que foi a decisiva, entre Marat Safin ( Rússia) e Dominik Hrbaty ( Eslováquia). O jogo todo foi muito disputado, tanto que cada ponto ganho era muito vibrado pelos jogadores. Safin sacou muito bem todo o primeiro set, o que contribui para que ele o ganhasse. Já Hrbaty também foi muito bem, fazendo lindas bolas e ganhando os segundo e terceiro sets, conquistando com a sua parceira Dominika Cibulkova o título.
Já o meu último assunto vai ser sobre o meu amistoso contra o Gabriel, meu primo de quarto grau. O primeiro set foi disputado mas ganhei de 7/6 sacando muito bem. Já no segundo set, joguei bem melhor que ele e o fiz cansar, colocando várias curtinhas. Com ele cansado, ganhei de 6/2. Essa foi a minha primeira vitória em 2009!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2009, um ano de títulos!!

Nessa primeira postagem de 2009, eu vou falar sobre o que espero desse ano e falar da minha primeira partida do ano.
Bem, em 2009 eu espero fazer boas campanhas nos campeonatos em que disputar e lutar por troféus, que de preferência venham acompanhados por títulos. Nessa vou disputar mais campeonatos, já que o Campeonato Pernambucano vai, provavelmente, passar de 3 para 5 etapas. Também vou disputar os campeonatos internos da minha academia e outros campeonatos que acontecerem em outras localidades.
O meu reveillon e férias foram em Luís Correia, litoral piauiense, onde fiquei 5 dias. Agora estou fazendo minha pré-temporada em Teresina, capital do Piauí. Hoje fiz o meu primeiro jogo, apenas um amistoso, contra o Daniel, que é bem mais velho que eu ( mais ou menos uns 20 anos) e que é boleiro do minha academia no momento. A quadra era de saibro mas a bola quicava muito alto, parecia até quadra de cimento. Demorei um pouco para me acostumar com isso e acabei perdendo o primeiro set por 6/1. Já no segundo set, joguei bem melhor mas mesmo assim perdi de 6/4. Essa vai ser um pré-temporada bem corrida!!